PESQUISA DE OPINIÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE METODOLOGIA PREVENCIONISTA SOBRE DROGAS PARA O COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL PROF. MÁRIO ALQUATI

Autores

  • Fernando Amarante Silva
  • Eli Sinnott Silva
  • Marcelo Sinnott Silva
  • Rodrigo Sinnott Silva
  • Cleiva Aguiar
  • Marise Xavier Gonçalves
  • Patricia Zanotta

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.949

Palavras-chave:

Drogas, drogas de abuso, drogas de uso indevido, drogas ilícitas, prevenção de doenças, Drugs, drugs of abuse, drugs relations, drugs of special control, prevention.

Resumo

Na tentativa de responder a questionamentos a respeito de programas sobre drogas psicoativas, foi realizada, pela Equipe do CENPRE (Centro de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos), uma pesquisa do tipo transversal entre os estudantes do Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, da Universidade Federal do Rio Grande – CTI/FURG (Rio Grande – RS). Os resultados revelaram que 69,4% dos estudantes nunca tiveram experiência com drogas e que o contato com as substâncias é maior nos cursos técnicos (28,2%) do que no ensino médio. Entre os estudantes, 84% informaram nunca ter tido contato com qualquer programa de prevenção sobre drogas no colégio e consideram as atuais campanhas informativas e não eficientes (59,2%). São indispensáveis estudos de análise da população, para que sirvam como um instrumento na construção de estratégias de prevenção como forma de reduzir os

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Amarante Silva

Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Federal do Rio Grande, mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terap. Experimental), Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Eli Sinnott Silva

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1965), Especialização em Curso de Profesores Iberoamericanos Sobre Drogodep pela Fundación Prevención Educativa Contra La Droga (2000), Especialização em I Curso de Atualização Em Dependência Química pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terap. Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

Mais informações: Currículo Lattes

Marcelo Sinnott Silva

Graduando em Engenharia Mecânica – FURG; bolsista do CENPRE/FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Rodrigo Sinnott Silva

Atualmente é psicólogo do Centro Regional de Estudos Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos CENPRE/FURG, possui mestrado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL.

Mais informações: Currículo Lattes

Cleiva Aguiar

Atualmente é professora de 1º e 2 º graus e do PROEJA na Fundação Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado em Educação Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Marise Xavier Gonçalves

Atualmente é professora 1º e 2º graus - Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, possui mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes

Patricia Zanotta

Atualmente é professora do ensino médio - Colégio Técnico Industrial Prof. Mário Alquati, possui mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Silva, F. A., Silva, E. S., Silva, M. S., Silva, R. S., Aguiar, C., Gonçalves, M. X., & Zanotta, P. (2009). PESQUISA DE OPINIÃO PARA IDENTIFICAÇÃO DE METODOLOGIA PREVENCIONISTA SOBRE DROGAS PARA O COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL PROF. MÁRIO ALQUATI. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 73–82. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.949

Edição

Seção

Artigos