CRACK: UM OLHAR SOBRE A RECEPÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS

Autores

  • Rodrigo Sinnott Silva
  • Fernando Amarante Silva
  • Eli Sinnott Silva
  • Daniele Ferreira Acosta

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.951

Palavras-chave:

Drogas, drogas de abuso, drogas de uso indevido, drogas ilícitas, crack, Drugs, drugs of abuse, drugs relations, drugs of special control, crack.

Resumo

Na busca por uma melhor forma de receber o usuário de crack, foi realizada pela equipe do CENPRE (Centro de Estudos, Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos) uma pesquisa do tipo transversal entre os usuários do serviço. Foi avaliada a forma de recepção ao usuário do crack, a qual, no momento do estudo, se assemelhava aos principais locais de atendimento a usuários de drogas. Os resultados revelaram que 55% dos usuários de crack nunca telefonaram ou retornaram ao centro para o atendimento agendado, o que evidencia a necessidade de modificação na forma de atendimento dessa população. São indispensáveis estudos de análise da rotina de atendimento, para que sirvam como instrumento na construção de uma melhor forma de receber e tratar os usuários de crack, buscando melhorar o prognóstico e reduzir os danos causados ao indivíduo e à sociedade pelo uso de drogas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sinnott Silva

Atualmente é psicólogo do Centro Regional de Estudos Prevenção e Recuperação de Dependentes Químicos CENPRE/FURG, possui mestrado em Saúde e Comportamento pela Universidade Católica de Pelotas, UCPEL.

Mais informações: Currículo Lattes

Fernando Amarante Silva

Atualmente é professor titular do Fundação Universidade Federal do Rio Grande, possui mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terap. Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Mais informações: Currículo Lattes

Eli Sinnott Silva

Graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Pelotas (1965), Especialização em Curso de Profesores Iberoamericanos Sobre Drogodep pela Fundación Prevención Educativa Contra La Droga (2000), Especialização em I Curso de Atualização Em Dependência Química pelo Fundação Universidade Federal do Rio Grande (2001) e Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia e Terap. Experimental) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978).

Mais informações: Currículo Lattes

Daniele Ferreira Acosta

Atualmente é Bolsista Voluntária do Projeto de extensão Gestão de Processos Produtivos no HU - FURG em Unidades de emergência e ambulatorial à clientes crônicos e agudo, e bolsista remunerada do CENPRE, cursando graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande, FURG.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2009-08-07

Como Citar

Silva, R. S., Silva, F. A., Silva, E. S., & Acosta, D. F. (2009). CRACK: UM OLHAR SOBRE A RECEPÇÃO AOS USUÁRIOS DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 20(1), 93–98. https://doi.org/10.14295/vittalle.v20i1.951

Edição

Seção

Artigos