DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS REGULARES DE ENSINO – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Caroline Andreazza Andreazza Universidade Católica de Pelotas
  • Natan Wild Universidade Católica de Pelotas
  • Carlos Eduardo Cunha Universidade Católica de Pelotas
  • Fábio Raniére da Silva Mendes Universidade Católica de Pelotas
  • Fabiana Maia Moura Costa-Motta Universidade Católica de Pelotas

Palavras-chave:

Síndrome de Down, desenvolvimento da linguagem, inclusão educacional

Resumo

A Síndrome de Down (SD) é considerada uma das mais frequentes anomalias numéricas dos cromossomos autossômicos e representa a mais antiga causa genética de retardo mental estudada. A ciência tem feito progressos em relação aos estudos que norteiam esta síndrome, colocando em debate a incapacidade cognitiva atribuída ao indivíduo com SD. Sendo assim, a humanidade vive um dilema. A criança com SD está fadada a frequentar uma escola especial ou tem condições de frequentar o ensino regular? Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema de inclusão social e desenvolvimento cognitivo do paciente com SD, baseada em livros, textos e artigos eletrônicos nos bancos de dados BVS, Scielo e PubMed. Os artigos utilizados são atuais, uma vez que a inclusão, numa rede de ensino regular, de pessoas, ainda, estereotipadas e estigmatizadas pela população é um paradigma social recente que ainda está sendo estudado. A análise dos artigos demonstraram que as diferenças de crianças com SD foram significativas em nível de autocuidado, mobilidade e principalmente linguagem (a qual é fundamental para uma interação social), em comparação com crianças cujo desenvolvimento é normal. O desempenho funcional de crianças com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome, porém com o apoio de familiares e cuidadores, com o incentivo de professores devidamente capacitados e com o amparo de profissionais da área da saúde, a ideia de inclusão pode vir a tornar-se uma opção real de benefício a essas crianças.

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Biografia do Autor

Caroline Andreazza Andreazza, Universidade Católica de Pelotas

Acadêmica de Medicina da Universidade Católica de Pelotas

Natan Wild, Universidade Católica de Pelotas

Acadêmico de Medicina da Universidade Católica de Pelotas

Carlos Eduardo Cunha, Universidade Católica de Pelotas

Acadêmico de Medicina da Universidade Católica de Pelotas

Fábio Raniére da Silva Mendes, Universidade Católica de Pelotas

Mestre em Teologia, Docente do Instituto de Filosofia da Universidade Católica de Pelotas

Fabiana Maia Moura Costa-Motta, Universidade Católica de Pelotas

Doutora em Medicina: Ciências Médicas. Docente do Centro de Ciências da Vida e Saúde da Universidade Católica de Pelotas.

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Publicado

2016-09-06

Como Citar

Andreazza, C. A., Wild, N., Cunha, C. E., Silva Mendes, F. R. da, & Costa-Motta, F. M. M. (2016). DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS REGULARES DE ENSINO – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 27(1), 30–35. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vittalle/article/view/6082

Edição

Seção

Artigos