DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM E INCLUSÃO DE CRIANÇAS COM SÍNDROME DE DOWN EM ESCOLAS REGULARES DE ENSINO – UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Caroline Andreazza Andreazza, Natan Wild, Carlos Eduardo Cunha, Fábio Raniére da Silva Mendes, Fabiana Maia Moura Costa-Motta

Resumo


A Síndrome de Down (SD) é considerada uma das mais frequentes anomalias numéricas dos
cromossomos autossômicos e representa a mais antiga causa genética de retardo mental estudada.
A ciência tem feito progressos em relação aos estudos que norteiam esta síndrome, colocando em
debate a incapacidade cognitiva atribuída ao indivíduo com SD. Sendo assim, a humanidade vive
um dilema. A criança com SD está fadada a frequentar uma escola especial ou tem condições de
frequentar o ensino regular? Este estudo consiste em uma revisão bibliográfica sobre o tema de
inclusão social e desenvolvimento cognitivo do paciente com SD, baseada em livros, textos e artigos
eletrônicos nos bancos de dados BVS, Scielo e PubMed. Os artigos utilizados são atuais, uma vez
que a inclusão, numa rede de ensino regular, de pessoas, ainda, estereotipadas e estigmatizadas
pela população é um paradigma social recente que ainda está sendo estudado. A análise dos
artigos demonstraram que as diferenças de crianças com SD foram significativas em nível de autocuidado, mobilidade e principalmente linguagem (a qual é fundamental para uma interação social),
em comparação com crianças cujo desenvolvimento é normal. O desempenho funcional de crianças
com SD é inferior ao de crianças sem a síndrome, porém com o apoio de familiares e cuidadores,
com o incentivo de professores devidamente capacitados e com o amparo de profissionais da área
da saúde, a ideia de inclusão pode vir a tornar-se uma opção real de benefício a essas crianças.

Palavras-chave


Síndrome de Down; desenvolvimento da linguagem; inclusão educacional

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