A qualidade dos estudos de intervenção em serviço social: uma revisão sistemática com metassíntese

Autores

  • Augusto Santana Palma Silva Universidade Federal do Vale do São Francisco http://orcid.org/0000-0002-6332-0402
  • Sheila Torres Feitosa Silva Universidade do Norte do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i3.10977

Palavras-chave:

Revisão Sistemática, Serviço Social, Pesquisa Qualitativa

Resumo

O Assistente Social executa ações de promoção à saúde de indivíduos em condição de vulnerabilidade social, contexto que demanda visão crítico-reflexiva. Evidências sugerem baixo número de estudos práticos. Foi realizado um levantamento sistemático da literatura, seguido da avaliação e síntese integradora (metassíntese) de estudos de natureza qualitativa. Estudos nacionais apresentaram baixa qualidade. Internacionais, alta. A presente metassíntese evidenciou presença de categorias relacionadas à formação profissional e visão científica.  Evidencia-se a necessidade de estudos melhor conduzidos, de modo a assegurar que as evidências produzidas a partir da práxis deste profissional não apenas articulem eficientemente os domínios ético-político, técnico-operacional e teórico-metodológico, mas também que permitam a produção de conhecimentos e experiências capazes de propor mudanças nas principais políticas públicas que norteiam as atribuições e limitações deste profissional em âmbito do Sistema Único de Saúde.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Augusto Santana Palma Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Bacharel em Farmácia pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Pós graduando (Stricto Sensu) em Dinâmicas de Desenvolvimento do Semiárido pela UNIVASF. Pós graduando (Lato Sensu) em Saúde Pública pela Faculdade de Ensino Superior de Pernambuco (FACESP).

Downloads

Publicado

2020-12-22

Como Citar

Silva, A. S. P., & Silva, S. T. F. (2020). A qualidade dos estudos de intervenção em serviço social: uma revisão sistemática com metassíntese. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 32(3), 161–174. https://doi.org/10.14295/vittalle.v32i3.10977

Edição

Seção

Revisão