Mídias Sociais como ferramenta de apoio às práticas integrativas em saúde na área de plantas medicinais

Autores

  • Kellen Miranda Sá Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil http://orcid.org/0000-0001-7490-086X
  • Amélia Maria Ramos Freire Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Maria Francilene Caetano Pereira Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Karla Magalhães do Nascimento Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.
  • Sueli Maria de Araújo Cavalcante Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil
  • Mary Anne Medeiros Bandeira Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7487

Palavras-chave:

Universidade, Práticas Integrativas, Saúde, Mídias Sociais

Resumo

A universidade se insere na Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF) como instrumento estratégico para a promoção da educação e da saúde através do ensino, pesquisa e extensão. Essa pesquisa descreve o desempenho de uma mídia social de um projeto de extensão universitária em fitoterapia com foco na melhoria da qualidade de vida e promoção do uso racional de plantas medicinais. Trata-se de um estudo de caso de natureza exploratória e descritiva com abordagem qualitativa. Verificou-se que as mídias sociais são importantes ferramentas para disseminação da informação e alcance das ações de extensão universitária com foco nas práticas integrativas em saúde na área da fitoterapia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kellen Miranda Sá, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2000), Mestrado em Políticas Públicas e Gestão do Ensino Superior pela Universidade Federal do Ceará (2016), Pós Graduação em Produtos Naturais e Derivados de Plantas Medicinais (em finalização) e Pós-graduação em Administração Hospitalar (2005). Atua nas áreas de fitoterapia, aromaterapia, cosmética, perfumaria, extensão, pesquisa e ensino. É farmacêutica do Lab. Prod. Naturais - Horto Medicinal Prof. Francisco José de Abreu Matos da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Ceará (2011-atual), preceptora da disciplina de Fitoterapia do curso de graduação em Farmácia, atua em projetos de extensão e estágios extra-curriculares do Programa Farmácias Vivas. É Membro do Comitê Estadual de Fitoterapia do Ceará (COMEFI). De 2004 a 2007 trabalhou no Hospital Universitário Walter Cantídio da Universidade Federal do Ceará e de 2007 a 2011 na Maternidade Escola Assis Chateaubriand como farmacêutica hospitalar exercendo atividades nas áreas de farmácia em centro cirúrgico, acompanhamento de prescrições, manipulação de medicamentos, cosmecêuticos e saneantes/germicidas, gerenciamento de estoques, manipulação de nutrição parenteral total, bem como preceptoria em serviço do estágio curricular do curso de graduação em Farmácia da UFC. Foi Coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Município de Itaitinga-CE (2005 a 2006).

Amélia Maria Ramos Freire, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Possui Especialização Em Ensino de Química (2007) pela Universidade Federal do Ceará, graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Ceará (2004), graduação em Pedagogia em Regime Especial - Licenciatura Plena pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2002) e graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará (2002), Curso Técnico em Química pela Escola Técnica Federal do Ceará. Atualmente é funcionária - Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos. , atuando principalmente nos seguintes temas: ocimum gratissimum, nematicida, ocimum tenuiflorum e ocimum micranthum como também em inclusão social (Deficiencia visual).

Maria Francilene Caetano Pereira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Graduação em Serviço Social pela Faculdade Terra Nordeste, Brasil(2014)

Karla Magalhães do Nascimento, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil.

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1999). Mestre em Farmacologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará (2013). Farmacêutica na Prefeitura Municipal de Fortaleza. Membro Efetivo da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira/SMS de Fortaleza. Membro do Comitê Estadual de Fitoterapia (COMEF/SESA/CE). Membro da Comissão de Gerenciamento de Resíduos Sólidos/SMS de Fortaleza. Membro da Comissão para Segurança do Paciente /SMS de Fortaleza. Farmacêutica na Universidade Federal do Ceará, lotada no Departamento de Farmácia, Laboratório de Farmacognosia, onde desenvolve trabalhos com Fitoterapia. Tem experiência com Farmácia Clínica, Atenção Farmacêutica com Pessoas Vivendo com HIV/AIDS, Fitoterapia e Gerência Farmacêutica e de Projetos.

Sueli Maria de Araújo Cavalcante, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Doutora em Educação (UFC), Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação (UFRJ), professora associada da Universidade Federal do Ceará.

Mary Anne Medeiros Bandeira, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, CE, Brasil

Mestre e Doutora em Química (UFC), professora assistente Universidade Federal do Ceará, Coordenadora do Programa Farmácias Vivas do Ceará (SESA-CE) e Diretora do Horto de Plantas Medicinais Prof. Fco José de Abreu Matos - Programa Farmácias Vivas (UFC).

Downloads

Publicado

2018-07-17

Como Citar

Sá, K. M., Freire, A. M. R., Pereira, M. F. C., do Nascimento, K. M., Cavalcante, S. M. de A., & Bandeira, M. A. M. (2018). Mídias Sociais como ferramenta de apoio às práticas integrativas em saúde na área de plantas medicinais. VITTALLE - Revista De Ciências Da Saúde, 30(1), 144–151. https://doi.org/10.14295/vittalle.v30i1.7487