Fatores relacionados ao enfrentamento da pandemia da COVID-19 pelos discentes de enfermagem de Instituições de Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.14295/vittalle.v35i1.15019Palavras-chave:
COVID-19, estudantes de enfermagem, resiliência psicológicaResumo
Nesse ambiente acadêmico, as mudanças do processo de ensino-aprendizagem decorrentes da implementação do ensino remoto, geraram sentimentos de incerteza e preocupação com o impacto negativo no processo acadêmico, justificando a busca pelos fatores relacionados ao enfrentamento desses alunos no momento pandêmico. O objetivo deste trabalho foi analisar as estratégias de enfrentamento/resiliência desenvolvidas pelos discentes de duas instituições de ensino superior (IES) durante a pandemia de COVID-19. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, com abordagem qualitativa, realizado em duas IES, uma pública e outra privada, localizadas na região Norte Fluminense do estado do Rio de Janeiro. O universo da pesquisa consistiu em 720 discentes de enfermagem, sendo a amostra formada por 140 respondentes da IES pública e 150 da IES particular, totalizando 290 participantes. Foi utilizado o software IRAMUTEQ® para gerar as análises de similitude e nuvem de palavras. A partir das análises, foi possível observar alguns recursos que foram utilizados pelos discentes para desenvolver resiliência, tais como: evitar o acesso a notícias negativas e buscar o otimismo; realizar atividades físicas; recorrer à espiritualidade e ao apoio social; aderir à campanha de vacinação contra a COVID-19; desenvolver capacidade adaptativa; controlar a ansiedade; e procurar por tratamento psicológico. A pesquisa mostrou situações diversas, que servem de exemplo para vivências futuras. Saber agir de forma resiliente, independentemente das situações, sempre será um ponto positivo, pois ajuda na resolução de problemas em vários âmbitos da vida.