Efeitos dinâmicos de autores sobre a estrutura de robôs manipuladores

Autores

  • Sebastião Cícero Pinheiro Gomes
  • Carlos Cesar Bier

Palavras-chave:

robôs, manipuladores, controle, modelagem, atuadores, atritos

Resumo

Para o projetista de leis de controle para robôs manipuladores, é essencial o conhecimento de um bom modelo dinâmico, que seja preditivo, representando o mais fielmente possível a realidade. Existe, no entanto, um fato facilmente percebido quando se consultam trabalhos envolvendo sínteses de controle para robôs: a dinâmica dos autores em geral è bastante simplificada e mesmo considerada linear na maior parte dos casos. Isto provoca diferenças significativas entre simulações e resultados experimentais, que se traduzem na prática nos conhecidos ajustes de parâmetros da lei de controle para uma determinada trajetória da carga terminal. Neste trabalho, propõe-se um modelo dinâmico envolvendo atuador e estrutura que se mostrou bastante eficiente para o caso de um grau de liberdade, e que presentemente é expandido ao caso de dois ou mais graus de liberdade. Analisamos também efeitos das não-linearidades dos atuadores no comportamento dinâmico do manipulador. Os resultados são bons de uma forma geral e não poderiam ser obtidos a partir dos modelos tradicionais de atuadores. Estes resultados ressaltam principalmente a importância, para o projetista de controle para robôs manipuladores, de se trabalhar com modelos de atuadores mais realistas. Palavras-Chave: Robôs, manipuladores, controle, modelagem, atuadores, atritos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sebastião Cícero Pinheiro Gomes

Professor do Departamento de Matemática, Doutor em Automatique pela Ecole Nationale Supérieure D'aéronautique Et de L'espace (França)

Mais informações: Currículo Lattes

Carlos Cesar Bier

Bolsista do CNPq

Publicado

2007-12-04

Como Citar

Gomes, S. C. P., & Bier, C. C. (2007). Efeitos dinâmicos de autores sobre a estrutura de robôs manipuladores. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 8, 7–18. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/366

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.