Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância

Deise Duarte Mirco, José Flávio Avila

Resumo


O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.

Palavras-chave


Análise de comprometimento; Educação a distância; Escala Likert

Texto completo:

PDF

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

.......

Indexadores

PROPESQ PROPESQ Genamics JournalSeek PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ AmeliCA