Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância

Autores

  • Deise Duarte Mirco IFRS
  • José Flávio Avila FURG

Palavras-chave:

Análise de comprometimento, Educação a distância, Escala Likert

Resumo

O objetivo deste trabalho foi analisar o comprometimento dos alunos do curso de Administração da FURG na modalidade a distância (FURG/UAB). O estudo foi elaborado em duas etapas sendo a primeira uma análise bibliográfica destinada a identificar as variáveis para elaboração do instrumento de coleta de dados, e a segunda de caráter quantitativo descritivo, destinada a analisar o comprometimento dos alunos com o curso. Os questionários foram adaptados, do trabalho de Meyer, Allen e Smith, para a realidade dos estudantes no ensino a distância, constituindo-se, portanto, em uma análise de escala do tipo Likert. Os questionários foram aplicados nos cinco polos existentes na primeira oferta do curso de Administração a distância da FURG. De um total de 71 estudantes, 49 responderam o questionário, obtendo-se uma taxa de retorno total de 69.01%. Os resultados obtidos mostraram a dimensão afetiva como sendo a que mais se destacou, seguida das dimensões normativa e instrumental respectivamente. Também, foi possível verificar que os três comprometimentos analisados: afetivo, instrumental e normativo, não são antagônicos e podem existir harmoniosamente, em diferentes graus e combinações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deise Duarte Mirco, IFRS

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (2010) e pós-graduada em Gestão Pública pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR (2013). Atualmente é Assistente em Administração do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

José Flávio Avila, FURG

Possui mestrado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2013), especialização em Ciência Política pela Universidade Federal de Pelotas (1993) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG (1990). Atualmente é economista da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Atua nos seguintes temas: pobreza, desenvolvimento econômico e economia política.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Mirco, D. D., & Avila, J. F. (2015). Análise do comprometimento com o curso de administração – um estudo de caso na FURG – modalidade a distância. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 18(2), 49–64. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4461

Edição

Seção

Artigos