Ambiente virtual de aprendizagem navi: Breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros

Autores

  • Luis Roque Klering Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Ambiente Virtual de Aprendizagem, NAVI, Enfoque Sistêmico, Plataforma de Aprendizagem

Resumo

O aumento da disponibilidade e dos tipos de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na internet potencializou seu uso em processos de educação, seja em cursos na modalidade presencial, seja na modalidade a distância (EAD). Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) viabilizam a integração de diferentes ferramentas, recursos e TICs, em estruturas ou plataformas na web, propiciando a realização de interações síncronas e assíncronas, disponibilização de conteúdos, entrega de tarefas, realização de atividades e gestão do processo de aprendizagem. Como exemplos de AVAs, podem ser citados: MOODLE, TelEduc e Blackboard. Este relato de experiência apresenta aspectos peculiares e inovadores do AVA NAVI, Ambiente Interativo de Aprendizagem, desenvolvido no Brasil, por um grupo de pesquisadores e técnicos de diferentes formações, mas sobretudo da Administração. O ambiente virtual construído traz consigo influências de conceitos decorrentes de teorias da Administração, especialmente da Teoria de Sistemas. Distingue-se dos AVAs conhecidos pelo enfoque sistêmico da sua estrutura de organização (e navegação), mais horizontal (em forma de rede), flexível, agregadora e multidimensional, ao invés do tradicional enfoque vertical (linear), rígido, separado e unidimensional. Além de um breve histórico de seu desenvolvimento, o texto apresenta as idéias-chave que nortearam o seu desenvolvimento, apresenta implicações decorrentes do uso de um AVA com enfoque sistêmico, indica potencialidades de sua utilização no campo da educação e da administração pública brasileira, bem como aprimoramentos futuros necessários para realizar esse objetivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Roque Klering, Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Luis Roque Klering possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), em Administração de Empresas e Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), especialização em Gerência e Engenharia de Software pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1982), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1994) e pós-doutorado no Programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (2012). Atualmente é Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, integrante do conselho editorial (RAP, Informática na Educação) e revisor de periódicos nacionais da área de Administração e Educação a Distância (RAP, RAE, RAC. BAR, Read, Humanas e Sociais, Desenvolvimento em Questão). Coordena os núcleos de pesquisa NAVI/UFRGS e NUTEP/UFRGS; integra os núcleos de pesquisa CEGOV/UFRGS e NEOGAP/UFSC. Integra conselhos de especialistas na área do Patrimônio Histórico e Artístico (CAAS-Porto Alegre) e da Educação (INEP/MEC). Seus interesses principais de pesquisa são, entre outros: estratégias de desenvolvimento municipal; governança eletrônica; novas estratégias, processos e recursos de aprendizagem; educação a distância; tecnologias de informação e comunicação.

Downloads

Publicado

2015-08-18

Como Citar

Klering, L. R. (2015). Ambiente virtual de aprendizagem navi: Breve história, conceitos norteadores, implicações, potencialidades e aprimoramentos futuros. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 18(2), 79–86. Recuperado de https://periodicos.furg.br/sinergia/article/view/4904

Edição

Seção

Artigos