Sociologia escolar e associações científicas: a ABECS como estratégia de luta
Palavras-chave:
Sociologia escolar. Mobilização política. Associações científicas. ABECS.Resumo
O percurso curricular da Sociologia na Educação Básica aponta para sua intermitência, desafiando a criação e o desenvolvimento de uma comunidade científica atuante em debates políticos e pedagógicos nesta área do conhecimento. Nesse sentido, esse trabalho procura reconstituir as justificativas, objetivos e desafios que permitiram a construção da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS), entendida como agremiação inserida na luta política pela inclusão e desenvolvimento da disciplina de Sociologia na Educação Básica. Por meio da análise de documentos da entidade e de revisão bibliográfica pertinente, busca-se reconstruir esse contexto, seus atores e posicionamentos, identificando aspectos que tornam relevante esse espaço inovador. Sugere-se que a ABECS é parte de um esforço coletivo que brota da necessidade histórica de uma nova dinâmica não apenas acadêmica, mas, sobretudo política e de comunicação, inserindo-se em espaços virtuais com potencial dinâmico e mobilizador.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.