O novo ensino médio e a Lei 10.639 nos livros didáticos de humanas
DOI:
https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14810Palavras-chave:
currículo; livro didático; ciências humanas, lei 10.639; ensino médio.Resumo
No presente artigo analisamos, por meio da metodologia da análise de conteúdo, a representação dos conceitos substantivos de escravidão, cultura afro-brasileira e África em uma coleção de livros didáticos da editora Saraiva Educação, a partir das competências exigidas na atual Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. O foco foi compreender como esses temas foram apresentados nesta coleção atendendo a lei 10.639/03, alinhada às novas proposições da BNCC para os anos seguintes. Nesse sentido, os livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a partir do Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2021 foram distribuídos a nível nacional. Logo, nossa intenção é discutir as competências dispostas na base e os conteúdos presentes na coleção a partir de três conceitos.
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