O novo ensino médio e a Lei 10.639 nos livros didáticos de humanas

Autores/as

  • Darcylene Domingues Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Silveira Matos

DOI:

https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14810

Palabras clave:

currículo; livro didático; ciências humanas, lei 10.639; ensino médio.

Resumen

No presente artigo analisamos, por meio da metodologia da análise de conteúdo, a representação dos conceitos substantivos de escravidão, cultura afro-brasileira e África em uma coleção de livros didáticos da editora Saraiva Educação, a partir das competências exigidas na atual Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Médio. O foco foi compreender como esses temas foram apresentados nesta coleção atendendo a lei 10.639/03, alinhada às novas proposições da BNCC para os anos seguintes. Nesse sentido, os livros didáticos da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a partir do Plano Nacional do Livro Didático do ano de 2021 foram distribuídos a nível nacional. Logo, nossa intenção é discutir as competências dispostas na base e os conteúdos presentes na coleção a partir de três conceitos.

Biografía del autor/a

Júlia Silveira Matos

Professora Doutora e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em História
na Universidade Federal do Rio Grande.

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Publicado

2023-10-02

Cómo citar

Domingues, D., & Silveira Matos, J. (2023). O novo ensino médio e a Lei 10.639 nos livros didáticos de humanas . Revista Eletrônica Interações Sociais, 6(1), 12–28. https://doi.org/10.14295/reis.v6i1.14810