Percursos metodológicos das pesquisas em educação, gênero e sexualidade: (re)construindo caminhos a partir da bricolagem
Mots-clés :
Gênero, Sexualidade, Bricolagem, Metodologia.Résumé
As pesquisas de gênero e sexualidade têm se deparado com um conjunto de dilemas metodológicos que vem desfiando pesquisadores/as a buscarem alternativas que sejam coerentes com o próprio formato e objetivos das suas agendas de investigação. O presente artigo busca apresentar o percurso metodológico da nossa Dissertação de Mestrado que foi construído justamente tendo em conta esses dilemas e desafios. A partir das estratégias metodológicas propostas pela Bricolagem, envolvemos gestoras escolares, professoras, professores e estudantes para buscar interpretações a respeito de qual o lugar que as questões de diversidade sexual e de identidade gênero ocupam na gestão das escolas do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em Caruaru-Pernambuco. Nessa direção, as reflexões e interpretações tecidas na Dissertação apresentada neste trabalho, levaram em consideração as interpretações de um conjunto de participantes, nos possibilitando acessar múltiplas compreensões da questão estudada.
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