Percursos metodológicos das pesquisas em educação, gênero e sexualidade: (re)construindo caminhos a partir da bricolagem
Palabras clave:
Gênero, Sexualidade, Bricolagem, Metodologia.Resumen
As pesquisas de gênero e sexualidade têm se deparado com um conjunto de dilemas metodológicos que vem desfiando pesquisadores/as a buscarem alternativas que sejam coerentes com o próprio formato e objetivos das suas agendas de investigação. O presente artigo busca apresentar o percurso metodológico da nossa Dissertação de Mestrado que foi construído justamente tendo em conta esses dilemas e desafios. A partir das estratégias metodológicas propostas pela Bricolagem, envolvemos gestoras escolares, professoras, professores e estudantes para buscar interpretações a respeito de qual o lugar que as questões de diversidade sexual e de identidade gênero ocupam na gestão das escolas do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em Caruaru-Pernambuco. Nessa direção, as reflexões e interpretações tecidas na Dissertação apresentada neste trabalho, levaram em consideração as interpretações de um conjunto de participantes, nos possibilitando acessar múltiplas compreensões da questão estudada.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.