Percursos metodológicos das pesquisas em educação, gênero e sexualidade: (re)construindo caminhos a partir da bricolagem

Autores/as

Palabras clave:

Gênero, Sexualidade, Bricolagem, Metodologia.

Resumen

As pesquisas de gênero e sexualidade têm se deparado com um conjunto de dilemas metodológicos que vem desfiando pesquisadores/as a buscarem alternativas que sejam coerentes com o próprio formato e objetivos das suas agendas de investigação. O presente artigo busca apresentar o percurso metodológico da nossa Dissertação de Mestrado que foi construído justamente tendo em conta esses dilemas e desafios. A partir das estratégias metodológicas propostas pela Bricolagem, envolvemos gestoras escolares, professoras, professores e estudantes para buscar interpretações a respeito de qual o lugar que as questões de diversidade sexual e de identidade gênero ocupam na gestão das escolas do Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em Caruaru-Pernambuco. Nessa direção, as reflexões e interpretações tecidas na Dissertação apresentada neste trabalho, levaram em consideração as interpretações de um conjunto de participantes, nos possibilitando acessar múltiplas compreensões da questão estudada.

Biografía del autor/a

Émerson Silva Santos, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)

Doutorando em Ciências Sociais pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Campina Grande (PPGCS/UFCG). Mestre em Educação Contemporânea pelo Programa de Pós Graduação em Educação Contemporânea da Universidade Federal de Pernambuco (PPGEduc/UFPE).

Publicado

2018-10-03

Cómo citar

Santos, Émerson S. (2018). Percursos metodológicos das pesquisas em educação, gênero e sexualidade: (re)construindo caminhos a partir da bricolagem. Revista Eletrônica Interações Sociais, 2(1), 7–23. Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/reis/article/view/8057