O cinema de Lucia Murat
a escrita de si e o trauma da ditadura
DOI:
https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.18038Palabras clave:
Cinema, Lucia Murat, escrita de si, campo e antecampoResumen
Este estudo parte da premissa de que a cineasta Lucia Murat reterritorializa suas memórias, seus traumas e suas histórias pessoais em seus filmes. Entendemos que ela utiliza como principal estratégia para essa inscrição a escrita de si que encontramos em três obras de sua filmografia: Que bom te ver viva (1989), Uma longa viagem (2011) e A memória que me contam (2012). Nessa trinca de filmes, Lucia enreda suas memórias às dos personagens. A partir disso, nosso objetivo é analisar de que maneira essa escrita de si está marcada nos trabalhos, considerando as soluções estéticas e estilísticas adotadas pela cineasta em suas realizações e de que maneiras podem dialogar com a desterritorialização. Partimos do entendimento de que Murat ocupa, simultaneamente, as posições de cineasta e personagem, colocando-se diante dela mesma, provocando tensões nos limites tênues entre lembranças e esquecimentos, passado e presente, entrecruzando tempos, espaços e subjetividades.
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