This is an outdated version published on 2025-09-04. Read the most recent version.

Corpo-arquivo e um ensaio cartográfico do trauma intergeracional em “La Teta Asustada”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.17964

Keywords:

Corpo-arquivo; Mulheres; Violação sexual; América Latina.

Abstract

We work on this dossier with the premise that the notion of “archive” can be understood both as something in the patrimonial and material sphere and as an everyday practice of making and remaking imaginaries, traditions and memories, interconnecting past, present and future: a “living flesh” archive. Based on this key concept, we will analyze aspects of the Peruvian film “La teta asustada” (Claudia Llosa, 2009), which brings to light the theme of sexual rape of Quechua women during a period of armed civil conflict in Peru, in the 1980s.

Author Biography

Fernanda Sabino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Fernanda Sabino é jornalista e produtora cultural, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). É mestre em Comunicação e Sociabilidade Contemporânea pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Sua pesquisa mais recente versa sobre o feminino na voz de Milton Nascimento como potência emancipatória, temática esta que tem investigado em outras produções midiáticas e culturais contemporâneas. 

References

Referências

DE NORONHA, Danielle Parfentieff; EZEQUIEL, Maíra. A presença da colonialidade no cinema feminista latino-americano. Revista Estudos Feministas, Florianópolis, v. 30, n. 1, e80240, 2022.

ESPINOZA, Damarys, Superando la teta asustada: Structural violence, intergenerational trauma, and indigenous Peruvian women’s agency, (2010). NACCS Annual Conference Proceedings. 5. https://scholarworks.sjsu.edu/naccs/2010/Proceedings/5

HERMELIN, Daniel. Claudia Llosa y La teta assustada: cine, conflicto(s) y culturas populares em Perú. Comunicación, nº 38, pp. 51 – 67, 2018. DOI: 10.18566/comunica.n38.a05. Disponível em: https://revistas.upb.edu.co/index.php/comunicacion/article/view/861. Acesso em: 11 nov. 2022.

KINGMAN, Eduardo; PRATS, Lorenç. El patrimonio, la construcción de las naciones y las políticas de exclusión: diálogo sobre la noción de patrimonio. Revista de la Organización Latinoamericana y del Caribe de Centros Históricos. No. 1, agosto 2008, pp. 87-97.

KINGMAN, Eduardo. Los usos ambiguos del archivo, la Historia y la memoria. Revista de Ciencias Sociales. Num. 42, Quito, pp. 123-133, Janeiro, 2012.

LEÓN, Italo Oscar Riccardi. Aproximação à Teta Asustada como uma narrativa cinematográfica intercultural hispânica. EntreLínguas, Araraquara, v.1, n.1, p.131-146, jan./jun. 2015

LOSA. Claudia. La teta asustada. [Filme-DVD]. Direção e Roteiro: Claudia Llosa. Produção: Claudia Llosa. 1 DVD, 97 min. , color. Legendado. Peru-Espanha, 2009.

MAIA, Renata Santos. “No me olvides”: memória, gênero e violência na narrativa fílmica de La Teta Assustada. Caderno Espaço Feminino, v.31, nº 1, Uberlândia (MG), pp. 86-103, 2018.

MARQUES, Juliene da Silva. O medo como patrimônio cultural na construção narrativa de “A teta assustada”, de Claudia Llosa. Revista Memorare, Tubarão, SC, v. 2, n. 2, p. 107-113, jan./abr. 2015

MORENO, Patrícia F. América em transe: cinema e revolução na América Latina (1965-1972). Universidade Federal Fluminense. 2011. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/td/1343.pdf. Acessado em: 20 de outubro de 2022.

RAO, Vyjayanthi. La ciudad como archivo: transformaciones urbanas contemporáneas y la posibilidad de la política. In: BOSCH, Eulália (org.). Educación y vida urbana: 20 años de Ciudades Educadoras. X Congreso de la Asociación Internacional de Ciudades Educadoras (AICE). Espanha, 2008.

SARLO, Beatriz. Paisagens imaginárias: Intelectuais, Arte e Meios de Comunicação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005.

SELEM, Maria Célia Orlato. Políticas e poéticas feministas: imagens em movimento sob a ótica de mulheres latino-americanas. 2013. Tese (Doutorado em História) - Programa de Pós-Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Estadual de Campinas, Campinas-SP.

VARAS, Patricia. Posmemoria Femenina En 'La Asustada.' Letras Femeninas, vol. 38, nº 1, pp. 31-41, 2012. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/23345554. Acessado em: 10 de novembro de 2022.

VASSALI, Maurício; FAVRETTO, Analu; PINTO, Ivonete. O Novo Terceiro Cinema de A Teta Assustada: Violências e Aculturações. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 41º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. 2018. Disponível em: https://portalintercom.org.br/anais/nacional2018/resumos/R13-2339-1.pdf. Acessado em: 20 de outubro de 2022.

XOCHITL; LEYVA; SOLANO y ROSALBA ICAZA (coords.). En tiempos de muerte: cuerpos, rebeldías, resistências. — Buenos Aires, Argentina: Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales; San Cristóbal de Las Casas, Chiapas: Cooperativa Editorial Retos; La Haya, Países Bajos: Institute of Social Studies, 2019.

Published

2025-09-04

Versions

How to Cite

Sabino, F. (2025). Corpo-arquivo e um ensaio cartográfico do trauma intergeracional em “La Teta Asustada”. Revista Eletrônica Interações Sociais, 8(2), 48–61. https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.17964