Chamada de Textos - Primeiro Semestre de 2019: Revista Eletrônica Interações Sociais

Dossiê - Relações Étnico Raciais: experiências de conflito e lógicas de resistência

O dossiê “Relações Étnico Raciais: experiências de conflito e lógicas de resistência” tem como objetivo problematizar pesquisas e reflexões de pesquisadores e pesquisadoras que buscam no campo das ciências sociais discutir a discriminação racial, como fator estruturante para a manutenção das desigualdades sociais, tanto no âmbito cultural, quanto espaços de poder, sendo atravessado, assim, por outras formas de opressão e exclusão.

No âmbito dos estudos sociais entendemos que o diálogo sobre produção acadêmica e os movimentos sociais tem aprofundado as questões conceituais, propiciando assim um processo de reflexão sobre os saberes das comunidades tradicionais, territorialidade, espiritualidade, entre outras questões, que por um longo período foram abordagens muito específicas. E atualmente tornaram-se pontos fundamentais para a compreensão e análise da negociação da identidade histórica, social e racial no Brasil.

A sociologia e antropologia brasileiras têm se debruçado sobre as questões raciais desde metade do século XX. No entanto, cabe assinalar que as políticas de ação afirmativa tem sido um foco de estudo fundamental nos últimos anos, tanto para repensar conceitos, como o racismo estrutural, como também para problematizar as desigualdades raciais e a mobilidade em espaços sociais diversos.

A partir dessas considerações, propomos um Dossiê que tem como objetivo reunir trabalhos de pesquisas ou reflexões teóricas que se proponham a analisar práticas discriminatórias na produção do racismo, bem como experiências antirracistas , potencializadas em  lógicas de resistência que sinalizem o combate às desigualdades raciais ou políticas de ação afirmativa em diversificados contextos empíricos.

Organizadora:

Profª. Drª. Cassiane de Freitas Paixão – Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

Prazo limite para envio de textos: 30 de junho de 2019