Chamada para Dossiê: Junho de 2013: Balanço de uma década

2023-04-27

A Revista Eletrônica de Interações Sociais (REIS), da área de sociologia da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), abre chamada pública de artigos para o dossiê temático: “Junho de 2013: Balanço de uma década”, organizado pelos professores pesquisadores Dr. Milton Pinheiro (UNEB) e Dr. Leonardo Silva Andrada (UFJF).

Em junho de 2013, as ruas das cidades brasileiras testemunharam protestos massivos. Uma manifestação contra o aumento da passagem de ônibus na cidade de São Paulo foi reprimida pelas forças de segurança, o que desencadeou movimentações nas demais cidades do país. “Não é sobre vinte centavos!”, diziam cartazes dos manifestantes contra os aumentos; e de fato, não era, pois o custo da mobilidade urbana em uma cidade não teria apelo o bastante para um processo que envolveu todo o país. Nesse momento o país vivia a exaustão do ciclo petista e via evanescer sua capacidade para impulsionar o capitalismo brasileiro da forma como vinha fazendo há quase uma década. Esse esgotamento reduzia o montante à disposição para as políticas redistributivas que azeitavam a conciliação de classes, e os limites e contradições afloraram de forma abrupta.

Após a hegemonização da orientação por movimentos de direita, forjou-se o sujeito político e a ideologia que atuariam nos anos seguintes, em uma quadra histórica que apresenta ainda o impeachment de uma presidente e a eleição da extrema direita à presidência da República. As conexões entre esses eventos, e o impacto dos movimentos de 2013 no andamento da política nacional, continuam reclamando interpretações de seus variados aspectos.

Os trabalhos devem ser submetidos até 29 de maio de 2023, envolvendo contribuições teóricas e/ou empíricas sobre os seguintes eixos:

  • Antecedentes e condicionantes dos protestos de junho de 2013 no Brasil:

Como foi possível o junho de 2013? Que processos e dinâmicas sociais levaram à sua eclosão?

  • Impacto dos eventos de junho de 2013 na conjuntura política:

Como os protestos de junho de 2013 reverberaram na política nacional? Que influência tiveram na correlação de forças, nas eleições, na atuação dos grupos? A política institucional sofreu alguma alteração?

  • Movimentos, organizações e personalidades atuantes no processo:

Quais os sujeitos políticos responsáveis por esse processo? Como as forças não hegemônicas se posicionaram a respeito? Alguma liderança se destacou e foi incorporada à vida pública após esses eventos?

  • As interpretações e análises dos eventos de junho de 2013 e suas consequências:

Como os eventos de junho de 2013 foram interpretados nas diferentes áreas teóricas? Como foram tratadas as conexões entre este processo e o andamento da política brasileira posterior?

A seleção será baseada na adequação à temática da chamada, bem como em critérios de originalidade, atualidade, relevância científica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico.  Os artigos selecionados previamente pelos organizadores do Dossiê serão remetidos à avaliação por pares, para a avaliação duplo-cega dos manuscritos.

As submissões para o dossiê devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions

FICHA TÉCNICA:

Contato: revistainteracoessociais@furg.br 
Previsão de publicação: Final de 2023.
Plataforma da Revista: https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions.
Organizadores do Dossiê:
Prof. Drº Leonardo Silva Andrada (UFJF)
Prof. Drº. Milton Pinheiro(UNEB)

Fotografia: Mídia Ninja