Chamada para o Dossiê: Cinema, Mulheres e Ditaduras: Resistências no Brasil e na América Latina- de 01/04 à 03/06

2024-04-01

A Revista Eletrônica Interações Sociais (REIS), do curso de Ciências Sociais- Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), abre chamada pública de artigos para o dossiê temático (Vol. 8, N.2-2024/2): "Cinema, Mulheres e Ditaduras: Resistências no Brasil e na América Latina”, organizado pelas professoras Organizadoras do Dossiê- Professoras Dr.ª Fran Rebelatto (UNILA); Drª Kate Lane Costa de Paiva (UFF) e Drª Marina Cavalcanti Tedesco (UFF)

Os 60 anos do golpe que instaurou a ditadura militar-empresarial no Brasil fazem com que mais olhares recaiam sobre a resistência ao autoritarismo através do cinema e do audiovisual. Esta data - que deve ser sempre lembrada, nunca comemorada -, ocorre em uma conjuntura na qual a extrema-direita está fortalecida em diversos países da América Latina, em alguns deles, estando à frente da presidência do país, como em El Salvador e na Argentina.

Ao mesmo tempo, chega em um momento em que os estudos sobre mulheres no cinema e no audiovisual estão em alta em quase toda a região. E se percebe, dentro deles, um grande interesse tanto pelas realizações de mulheres em períodos ditatoriais (inclusive no exílio) quanto por produções contemporâneas que dão destaque às experiências de resistências de mulheres às diferentes ditaduras latino-americanas.

Considerando os elementos que acabamos de apresentar, convidamos pesquisadoras/es/os a submeterem artigos para o dossiê intitulado “Cinema, Mulheres e Ditaduras: Resistências no Brasil e na América Latina”, com destaque para pensarmos o contexto brasileiro - a primeira e a mais longa das ditaduras na América Latina iniciada nos anos 1960.

Os trabalhos devem ser submetidos até 03 de junho de 2024, envolvendo contribuições teóricas e/ou empíricas de caráter parcelar ou interdisciplinar sobre os seguintes eixos:

Eixos de submissão:
1- Análise de obras fílmicas que dêem atenção às histórias de mulheres militantes nos períodos de ditadura militar-empresarial no Brasil e na América Latina.
2- Análise de obras fílmicas que discutam a contribuição das mulheres para as resistências às ditaduras no Brasil e na América Latina, mesmo quando não eram militantes, através de suas funções na reprodução social dentro de sociedades patriarcais.
3- Cineastas mulheres do passado e do presente e suas narrativas ficcionais, documentais e experimentais sobre a ditadura militar-empresarial do Brasil e na América Latina.
4-O papel do arquivo e da memória nos cinemas brasileiro e latino-americano e sua relação com os debates de gênero.
5-O cinema e o audiovisual e suas relações com a disputa ideológica e a memória sobre o golpe e as ditaduras latino-americanas no campo da educação.

A seleção será baseada na adequação à temática da chamada, bem como em critérios de originalidade, atualidade, relevância científica, consistência teórica e empírica e aprofundamento analítico. Os artigos selecionados previamente pelos organizadores do Dossiê serão remetidos à avaliação por pares.

As submissões para o dossiê devem observar as normas de publicação da revista, disponíveis em: https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions

FICHA TÉCNICA:
Contato: revistainteracoessociais@furg.br
Previsão de publicação: Segundo semestre de 2024.
Plataforma da Revista: https://periodicos.furg.br/reis/about/submissions.
Organizadoras do Dossiê – Professoras: Dr.ª Fran Rebelatto (UNILA); Drª Kate Lane Costa de Paiva(UFF) e Drª Marina Cavalcanti Tedesco (UFF).