Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG

Autores

  • Ângela Adriane Schmidt Bersch Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS
  • Andreia Juliano Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Palavras-chave:

Psicomotricidade Relacional, Formação acadêmica, Educação Física

Resumo

O artigo visa a apresentar reflexões teóricas in loco com as práticas resultantes de vivências experienciadas na disciplina de Psicomotricidade Relacional no curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande/RS com trinta (30) acadêmicos. O objetivo da pesquisa é investigar a contribuição da Psicomotricidade Relacional no processo de ensino-aprendizagem sob a ótica dos educandos a partir de um “olhar ecológico”. As práticas educativas aconteceram no primeiro semestre de 2015, totalizando 30 horas/aulas. Os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar, dialogar, experimentar o brincar e o lúdico e compartilhar aprendizagens cooperativamente com o colega numa permuta de relações implicadas pela prática educativa. Apresentamos alguns resultados e “alinhavos” de ideias, a partir das sessões da Psicomotricidade Relacional na promoção do desenvolvimento humano.

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Biografia do Autor

Ângela Adriane Schmidt Bersch, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG; Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – Brasil

Andreia Juliano, Universidade Federal do Rio Grande, FURG. Rio Grande/RS

Fundação Universidade Federal de Rio Grande - FURG; Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental – Brasil

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Publicado

19-07-2016

Como Citar

Bersch, Ângela A. S., & Juliano, A. (2016). Psicomotricidade relacional e a repercussão na formação acadêmica de alunos de Educação Física – FURG. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 121–134. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5906

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola