Análise de duas formas distintas de competição escolar

Autores

  • Michel Verber Universidade da Região da Campanha, URCAMP. Bagé/RS
  • Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho Universidade da Região da Campanha, URCAMP. Bagé/RS
  • Luiz Fernando Framil Fernandes Universidade da Região da Campanha, URCAMP. Bagé/RS

Palavras-chave:

Competição, Escola, Esporte

Resumo

A presente pesquisa tem como propósito investigar duas formas de competição distintas: competição jamboree e uma nos moldes formais, realizadas no ambiente escolar. Tendo como população indivíduos de doze a dezesseis anos, que frequentam regularmente o ensino fundamental, a amostra totalizou 21 (vinte e um) participantes, constituída intencionalmente. Os dados foram coletados através de um questionário estruturado. Os dados foram analisados através de análise de conteúdo. Dentre os resultados observou-se que os alunos investigados relacionaram os termos de envolvimento e participação de todos, juntamente com a mescla das equipes no jamboree como o principal atrativo para a realização da proposta solicitada, porém, destacam que a vantagem de desenvolver uma competição esportiva formal, possibilita apenas a inserção daqueles que desempenham melhor tecnicamente a prática esportiva.

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Biografia do Autor

Antônio Evanhoé Pereira de Souza Sobrinho, Universidade da Região da Campanha, URCAMP. Bagé/RS

Doutorando em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Luiz Fernando Framil Fernandes, Universidade da Região da Campanha, URCAMP. Bagé/RS

Doutorado em Motricidade Humana pela Universidade Técnica de Lisboa - Faculdade de Motricidade Humana

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Publicado

19-07-2016

Como Citar

Verber, M., Souza Sobrinho, A. E. P. de, & Fernandes, L. F. F. (2016). Análise de duas formas distintas de competição escolar. Revista Didática Sistêmica, 17(1), 18–26. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5894

Edição

Seção

Artigo - GTT Escola