O papel da Educação Física nos anos iniciais sob a perspectiva da psicomotrocidade

Rafael Silveira Mota, Jacqueline Zacarias Silveira

Resumo


Este artigo apresenta um estudo comparativo sobre o desenvolvimento psicomotor de escolares dos anos iniciais, praticantes e não praticantes de Educação Física, pertencentes a uma escola privada e uma escola da rede pública do município de Alegrete/RS. Os dados foram coletados por meio dos testes de Equilíbrio Estático e Dinâmico, Noção do Corpo, Lateralidade, Praxia Global (Coordenação Óculo-Manual e Óculo-Pedal) e analisados conforme Fonseca (1995). Observou-se que os praticantes de Educação Física obtiveram maior rendimento comparado ao grupo que não recebe a oferta da mesma em seu currículo, demonstrando que a prática da Educação Física contribui para o desenvolvimento da criança. Dessa forma, destaca-se a importância do profissional qualificado, dentro do contexto escolar, para o desenvolvimento dos aspectos motores.

Palavras-chave


Psicomotrocidade; Anos Iniciais; Educação Física

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REDSIS-Revista Didática Sistêmica, ISSN 1809-3108, Rio Grande-RS, Brasil. revdidaticasistemica@furg.br

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