As diferentes vozes das mulheres do grupo colméia: o corpo gordo feminino

Autores

  • Carla Rosane Mattos Gautério FURG
  • Méri Rosane Santos Silva FURG

Palavras-chave:

Cultura, Mulher, Corpo Gordo

Resumo

O objetivo dessa investigação é analisar as concepções de corpo das mulheres do Grupo Colméia, da cidade de Rio Grande – RS, que se consideram gordas. Como referencial metodológico usou-se os Estudos Culturais e o Grupo Focal serviu como ferramenta para a obtenção das informações, as quais foram analisadas através da Análise de Conteúdo. As narrativas das mulheres demonstraram que elas estão aprisionadas ao poder que controla o corpo através de um ideal de beleza e saúde padronizado. Ser bela para a maioria delas é ter um corpo magro e saudável.

Downloads

Biografia do Autor

Carla Rosane Mattos Gautério, FURG

Graduada no Curso de Educação Física Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestranda do Programa de Pós-Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde (FURG)

Méri Rosane Santos Silva, FURG

Profª. Drª. da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Instituto de Educação, Licenciatura em Educação Física, Programa de Pós Graduação Educação em Ciências: química da vida e saúde (FURG)

Downloads

Publicado

02-09-2015

Como Citar

Gautério, C. R. M., & Silva, M. R. S. (2015). As diferentes vozes das mulheres do grupo colméia: o corpo gordo feminino. Revista Didática Sistêmica, 16(1), 21–33. Recuperado de https://periodicos.furg.br/redsis/article/view/5208

Edição

Seção

Artigo - GTT Corpo, Cultura e Sociedade