ENTRE O “BRINCAR” E O “NÃO BRINCAR”, ENTRE “AFETOS” E “DESAFETOS”
O LAZER NA HORA DO RECREIO ESCOLAR
Resumo
O objetivo deste artigo foi compreender a perspectiva das crianças acerca do recreio escolar, problematizando traços do cotidiano que transpassam suas experiências com o lazer. Trata-se de uma pesquisa ancorada em uma abordagem qualitativa, a partir de um trabalho de campo que reuniu técnicas como a observação participante, a produção de desenhos temáticos e a conversa com 30 crianças no horário do recreio. Os resultados revelaram importantes pistas para compreendermos o recreio como um tempo-espaço utilizado, majoritariamente, para o brincar, embora algumas relativizações tenham sido ponderadas na análise dos registros, com destaque para dois binômios: o “brincar” e o “não brincar” e os “afetos” e “desafetos”. Conclui-se que os cotidianos das crianças no momento do recreio são marcados por nuances que, ao mesmo tempo em que evidenciam idiossincrasias, expõem rupturas e continuidades no ponto de vista desses sujeitos, os quais são forjados, sobretudo, pelas ações e interações paradoxais e, por vezes, conflituosas