Comemorações, memórias e documentos: uma hermenêutica da ideologia nacionalista na Revista do Instituto do Ceará do ano de 1903.

Autores

  • Ana Alice Miranda Menescal Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Palavras-chave:

História. Memória. Ideologia nacionalista.

Resumo

Apesar de Martim Soares Moreno ser reconhecido como fundador do Ceará, as comemorações do Tricentenário exaltaram a chegada do primeiro português, ou seja, Pero Coelho de Sousa, afirmando datar do ano de 1603 o primeiro vislumbre da civilização naquelas terras. O objetivo deste artigo é analisar os elementos em torno das comemorações do Tricentenário, a partir das matérias publicadas na Revista do Instituto do Ceará. Observando a compreensão de História e memória, bem como as argumentações acerca dos conceitos de pátria e patriotismo, nação e nacionalismo em uso na época dos festejos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Alice Miranda Menescal, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Doutoranda em História (Área: História e Cultura do Brasil) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); Bolsista de Doutorado – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Mestre em Filosofia – Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Estudos Clássicos – Universidade Federal do Ceará (UFC); Licenciada em História – Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2015-06-01

Como Citar

Menescal, A. A. M. (2015). Comemorações, memórias e documentos: uma hermenêutica da ideologia nacionalista na Revista do Instituto do Ceará do ano de 1903. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(7). Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10465

Edição

Seção

Artigos Livres