Comemorações, memórias e documentos: uma hermenêutica da ideologia nacionalista na Revista do Instituto do Ceará do ano de 1903.

Autores/as

  • Ana Alice Miranda Menescal Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Palabras clave:

História. Memória. Ideologia nacionalista.

Resumen

Apesar de Martim Soares Moreno ser reconhecido como fundador do Ceará, as comemorações do Tricentenário exaltaram a chegada do primeiro português, ou seja, Pero Coelho de Sousa, afirmando datar do ano de 1603 o primeiro vislumbre da civilização naquelas terras. O objetivo deste artigo é analisar os elementos em torno das comemorações do Tricentenário, a partir das matérias publicadas na Revista do Instituto do Ceará. Observando a compreensão de História e memória, bem como as argumentações acerca dos conceitos de pátria e patriotismo, nação e nacionalismo em uso na época dos festejos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Alice Miranda Menescal, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL)

Doutoranda em História (Área: História e Cultura do Brasil) – Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL); Bolsista de Doutorado – Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP); Mestre em Filosofia – Universidade Estadual do Ceará (UECE); Especialista em Estudos Clássicos – Universidade Federal do Ceará (UFC); Licenciada em História – Universidade Federal do Ceará (UFC).

Publicado

2015-06-01

Cómo citar

Menescal, A. A. M. (2015). Comemorações, memórias e documentos: uma hermenêutica da ideologia nacionalista na Revista do Instituto do Ceará do ano de 1903. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 4(7). Recuperado a partir de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10465

Número

Sección

Artigos Livres