Das crianças de elite às populares:
mudanças na atenção legal (Porto Alegre, Século XIX).
DOI :
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12844Mots-clés :
Menores, Justiça, TutelaRésumé
O presente texto buscou analisar a mudança no público alvo que demandou e atraiu a atenção da Justiça, por meio do Juízo dos Órfãos, nos assuntos relacionados aos menores de idade. Por meio da História Social, foi analisado o aumento quantitativo que a instituição teve no número de ações de tutela no final do século XIX, muito em decorrência da alteração nas políticas escravistas e de imigração do período.
Téléchargements
Références
BONUMÁ, João. Menores abandonados e criminosos. Santa Maria/RS: Papelaria União, 1913.
CARDOZO, José Carlos da Silva. Enredos tutelares: o Juízo dos Órfãos e a atenção à criança e à família porto-alegrense no início do século XX. São Leopoldo/RS: Oikos; Editora UNISINOS, 2013.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis: historiador. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
MATTOSO, Kátia de Queirós. O filho da escrava. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991, p. 76-97.
MATTOSO, Kátia de Queirós. Ser escravo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. O Aurélio era preto: trabalho, associativismo e capital relacional na trajetória de um homem pardo no Brasil Imperial e Republicano. Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v. 40, n. 1, p. 85-127, jan.-jun. 2014.
SILVA, Jonathan Fachini. Os filhos do destino: A exposição e os expostos na freguesia Madre de Deus de Porto Alegre (1772-1837). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés José Carlos da Silva Cardozo 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.