Das crianças de elite às populares:
mudanças na atenção legal (Porto Alegre, Século XIX).
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.12844Palabras clave:
Menores, Justiça, TutelaResumen
O presente texto buscou analisar a mudança no público alvo que demandou e atraiu a atenção da Justiça, por meio do Juízo dos Órfãos, nos assuntos relacionados aos menores de idade. Por meio da História Social, foi analisado o aumento quantitativo que a instituição teve no número de ações de tutela no final do século XIX, muito em decorrência da alteração nas políticas escravistas e de imigração do período.
Descargas
Citas
BONUMÁ, João. Menores abandonados e criminosos. Santa Maria/RS: Papelaria União, 1913.
CARDOZO, José Carlos da Silva. Enredos tutelares: o Juízo dos Órfãos e a atenção à criança e à família porto-alegrense no início do século XX. São Leopoldo/RS: Oikos; Editora UNISINOS, 2013.
CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis: historiador. São Paulo: Companhia das letras, 2007.
CHALHOUB, Sidney. Visões da liberdade: uma história das últimas décadas da escravidão na corte. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
MATTOSO, Kátia de Queirós. O filho da escrava. In: PRIORE, Mary Del (Org.). História da Criança no Brasil. São Paulo: Contexto, 1991, p. 76-97.
MATTOSO, Kátia de Queirós. Ser escravo no Brasil. 3. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 2003.
MOREIRA, Paulo Roberto Staudt. O Aurélio era preto: trabalho, associativismo e capital relacional na trajetória de um homem pardo no Brasil Imperial e Republicano. Estudos Ibero-Americanos, PUCRS, v. 40, n. 1, p. 85-127, jan.-jun. 2014.
SILVA, Jonathan Fachini. Os filhos do destino: A exposição e os expostos na freguesia Madre de Deus de Porto Alegre (1772-1837). Dissertação (Mestrado em História). Programa de Pós-Graduação em História, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2014.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 José Carlos da Silva Cardozo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.