Do mercado ilegal ao contrabando:

o setor do transporte no Rio Grande do Sul e os impactos da Segunda Guerra Mundial

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v15i30.16032

Palabras clave:

Segunda Guerra Mundial. Transporte. Criminalidade

Resumen

A Segunda Guerra Mundial começou em 1939 e teve amplo impacto global. O Brasil, sob o governo ditatorial de Getúlio Vargas, inicialmente adotou uma política de neutralidade até 1942, quando entrou em guerra ao lado dos Aliados. No entanto, a situação beligerante afetou o Brasil desde 1939, especialmente o setor de transporte, devido à falta de autonomia na produção de combustíveis e à dificuldade de importação. A compra de pneus também foi afetada após a criação da Comissão de Acordos de Washington, em julho de 1942, que impôs limites à quantidade de pneus a serem adquiridos pelos donos de automóveis, caminhões e ônibus. Essas medidas levaram à inserção desses insumos no mercado clandestino. Este artigo explora como as redes de contrabando e mercado ilegal de combustíveis e pneus funcionaram no Rio Grande do Sul durante esse período e a conjuntura que as moldou.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tamires Xavier Soares, Prefeitura Municipal de Lajeado

Professora de História das redes municipais de Lajeado e Teutônia; Doutora em história pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestre em História pelo Programa de Pós-graduação em História da PUC/RS; possui especialização em Orientação e Supervisão Escolas, pela Faculdade Dom Alberto, especialização em Docência, com Ênfase a Educação Inclusiva pelo IFMG, graduação de Licenciatura em História pela Universidade Federal de Pelotas- UFPel; Graduação em Pedagogia pela Uninter.

Citas

Referências bibliográficas

CABRAL, Mário C. A aplicação do antitruste no Brasil: o mito da falta de efetividade da lei de crimes contra a economia popular de 1938. Revista Nomos, v. 38 n. 2, 2018, p. 171-190.

CYTRYNOWICZ, Roney. Guerra Sem Guerra: a mobilização e o cotidiano em São Paulo durante a Segunda Guerra Mundial. São Paulo: Geração Editorial, 2002

FAUSTO, Boris. Crime e Cotidiano: a criminalidade em São Paulo 1880-1924. São Paulo: Brasiliense, 1984.

FERREIRA, Jorge. Brasil, 1942: Estado e sociedade contra o Reich, Acervo - Revista do Arquivo Nacional, n. 2, v. 30, 2017.

FORTES, Alexandre. Os impactos da Segunda Guerra Mundial e a regulação das relações de trabalho no Brasil. Nuevos Mundos, 2014. Disponível em: https://journals.openedition.org/nuevomundo/66177, acessado dia 17 de fevereiro de 2019.

FLORES, Mariana F. C. T. Crimes na Fronteira: a criminalidade na fronteira meridional do Brasil (1845-1889). Tese(Doutorado), Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

HOBSBAWM. Eric. A Era dos Extremos. São Paulo: Cia. das Letas ,2003.

KONRAD, Glaucia Vieira Ramos. Os trabalhadores e o Estado Novo no Rio Grande do Sul: um retrato da sociedade e do mundo do trabalho (1937-1945). Tese (Doutorado), Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2006.

MULLER, Carlos Alves. A história econômica do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, Editora Grande Sul, 1998.

PEDRINHA, Roberta D. Política criminal em tempos de crise: a produção de subjetividade punitiva, a sociedade do trabalho, a produção de excluídos e a prática policial. Revista Epos, vol.2, n.1, 2011, p. 10-44.

PUREZA, Fernando. Economia de Guerra, Batalha da Produção e Soldados-Operários: o impacto da Segunda Guerra Mundial na vida dos trabalhadores de porto alegre (1942-1945). 2009. 210 f. Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SECRETO, María. “Mais Borracha Para A Vitória”: Campanha de recrutamento de trabalhadores e fracasso social na exploração de borracha durante o governo Vargas. Estudios Rurales, Argentina, v. 1, 2022, p. 79-107.

SECRETO. Maria Verônica. Soldados da borracha: trabalhadores entre o sertão e a Amazônia no governo Vargas. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2007.

SILVA, Nauber G. O “mínimo” em disputa: salário mínimo, política, alimentação e gênero na cidade de Porto Alegre 1940-1968). Tese (Doutorado), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.

SPERANZA, Clarice Gontarski. Cavando direitos: as leis trabalhistas e os conflitos entre os mineiros de carvão e seus patrões no Rio Grande do Sul (1940-1950). São Leopoldo-RS: Oikos, 2014.

Fontes históricas

CORREIO DO POVO. 120 mil toneladas de mercadorias aguardam transporte. Porto Alegre, 02 de agosto de 1944. CORREIO DO POVO. Falta de transporte – avultados os prejuízos da indústria de suínos. Porto Alegre, 04 de agosto de 1944.

CORREIO DO POVO. A falta de combustíveis na capital e no interior. Porto Alegre, 26 de março de 1943.

CORREIO DO POVO. A gasolina para o interior do estado. Porto Alegre, 20 março de 1943.

CORREIO DO POVO. Aumento de 120 reais no preço do litro da gasolina. Porto Alegre, 23 novembro de 1939.

CORREIO DO POVO. Contrabando de pneus e câmaras de ar para a Argentina, Porto Alegre, 02 de abril de 1943.

CORREIO DO POVO. Crise de transporte na região serrana, Porto Alegre, 15 de setembro de 1939.

CORREIO DO POVO. Crise de transporte na região serrana. Porto Alegre, 15 de setembro de 1939.

CORREIO DO POVO. Em sensacional diligência, a polícia local desarticulou uma rede de contrabandistas de pneus, prendendo um bando de criminoso argentinos e brasileiros. Porto Alegre, dia 05 de março de 1944. CORREIO DO POVO. Entrou no Brasil como turista argentino para fazer um contrabando, Porto Alegre, 29 de julho de 1944.

CORREIO DO POVO. Falta de “Wagons” de Viação Férrea para a condução do trigo de Passo Fundo. Porto Alegre, 22 de março de 1939.

CORREIO DO POVO. Grande dificuldade para escoamento da produção. Porto Alegre, 04 de março de 1944.

CORREIO DO POVO. Intensificação do gasogênio, Porto Alegre, 05 de fevereiro de 1942.

CORREIO DO POVO. Na Comissão de Abastecimento Público. Porto Alegre, 01 de março de 1944.

CORREIO DO POVO. O Barateamento de transporte para o trigo. Porto Alegre, 14 de julho de 1939.

CORREIO DO POVO. Pneus e câmaras só podem ser adquiridos mediante autorização. Porto Alegre, 15 de março de 1944,

CORREIO DO POVO. Presos em São Borja quando ali desembarcavam seis malas com borracha. Porto Alegre, 04 julhos de 1944.

CORREIO DO POVO. Prosseguem as investigações da polícia para esclarecer os contrabandos de pneus praticados no estado, Porto Alegre, 28 de março de 1944.

CORREIO DO POVO. Será reiniciado, na próxima semana, o tráfego de caminhões de carga entre Porto Alegre e São Paulo. Porto Alegre, 04 de maio de 1944.

CORREIO DO POVO. Seriamente ameaçada a economia gaúcha: angustiosa a situação criada pela falta de transporte. Porto Alegre, 20 de abril de 1944.

CORREIO DO POVO. Seriamente ameaçada a economia gaúcha: angustiosa a situação criada pela falta de transporte. Porto Alegre, 20 de abril de 1944.

CORREIO DO POVO. Vigilância rigorosa dos combustíveis em Porto Alegre. Porto Alegre, 04 de fevereiro de 1942.

CORREIO DO POVO. Voltarão a trafegar os caminhões de carga entre São Paulo e Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 29 de abril de 1944.

CORREIO DO POVO. “Pelotas era, até poucos dias atrás, o paraíso dos açambarcadores e traficantes do mercado negro. Porto Alegre, 13 de abril de 1944.

O ORIENTADOR: Trabalho, Indústria e Comércio, n. 13, Porto Alegre, dia 05 de abril de 1943, p. 399.

TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL. Angelo Cereser e outros, Carazinho, 14 de novembro de 1944. Arquivo Nacional, Fundo: Tribunal de Segurança Nacional.

TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL, Ernesto dos Santos e outros, Caxias do Sul, 20 de junho de 1944. Arquivo Nacional, Fundo: Tribunal de Segurança Nacional.

TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL. Jurandir Machado, Passo Fundo, 29 de fevereiro de 1944. Arquivo Nacional, Fundo Tribunal de Segurança Nacional.

TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL. Oliveiro Mâncio e outros, Porto Alegre, 28 de dezembro de 1943. Arquivo Nacional, Fundo do Tribunal de Segurança Nacional.

TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL. Podalirio Palma da Silva, Alegrete, 17 de outubro de 1944

TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL. Podalirio Palma da Silva, Alegrete, 20 de junho de 1944.

TRIBUNAL DE SEGURANÇA NACIONAL. Walter Schamkel e outros, Uruguaiana, 28 de dezembro de 1944, p. 77. Arquivo Nacional, Fundo Tribunal de Segurança Nacional.

Publicado

2023-12-21

Cómo citar

Xavier Soares, T. (2023). Do mercado ilegal ao contrabando:: o setor do transporte no Rio Grande do Sul e os impactos da Segunda Guerra Mundial. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 15(30), 228–265. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v15i30.16032