Educação e inclusão no contexto do “neoliberalismo conservador” no Brasil

Autores/as

  • Mozart Linhares da Silva Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i27.13530

Palabras clave:

Educação, inclusão, exclusão, neoliberalismo, governamentalidade

Resumen

O artigo problematiza, a partir da perspectiva da governamentalidade de Michel Foucault, as relações entre o neoliberalismo, inclusão e exclusão, considerando duas configurações do neoliberalismo, o democrático e o conservador. Mostra como o imperativo da inclusão se constituiu numa estratégia de governamentalidade, sobretudo entre o período democrático, inaugurado pela Constituição de 1988 até o impeachment de Dilma Rousseff, em 2016, e como, com a ascensão da extrema-direita, com a eleição de Jair Bolsonaro, esse imperativo perde sua força interpretativa nas análises do neoliberalismo. O artigo está dividido em três partes, além da introdução. Na primeira parte, analisa-se como o imperativo da inclusão agenciou as narrativas neoliberais sobre o capital humano e a educação. Na segunda, problematiza o esgotamento do imperativo da inclusão com a emergência do neoliberalismo de feição conservadora. Por fim, na terceira, ou considerações finais, aponta para a necessidade de problematizações sobre as relações entre neoliberalismo, conservadorismo e fascismo como pano de fundo das discussões sobre educação, in/exclusão e precarização. 

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Biografía del autor/a

Mozart Linhares da Silva, Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC

Doutor em História pela PUCRS e Pós-doutor em Educação pela UFRGS. Professor do Programa de Pós-graduação em Educação e do Departamento de História e Geografia da UNISC

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Publicado

2022-06-23

Cómo citar

da Silva, M. L. (2022). Educação e inclusão no contexto do “neoliberalismo conservador” no Brasil. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 13(27), 149–166. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i27.13530