This is an outdated version published on 2021-04-05. Read the most recent version.

“Vote num homem sério e ganhe um cemitério”:

discursos de crítica política na obra O Bem-Amado, de Dias Gomes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11663

Keywords:

Teatro, Dias Gomes, História, Literatura, Política

Abstract

O ensaio analisa os discursos de crítica política na obra O Bem-Amado de Dias Gomes. Escrita nos anos 1960, a peça apresenta o contexto fictício de uma cidade baiana – Sucupira – do início do século XX, revelando de forma humorada e irônica, o quanto a edificação de um cemitério podia ser projeto eficaz para a promoção política individual. Abordamos o contexto do texto, as representações literárias que satirizam a construção do cemitério como projeto ineficiente, de pouca prioridade social, demonstrando crítica à estrutura sócio-política então vigente e analogia às contestações à construção de Brasília.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Mauro Dillmann, UFPEL

Doutor em História, UNISINOS.

Prof. UFPEL

References

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de. A invenção do nordeste e outras artes. 2ª ed. Recife: Ed. Massangana; São Paulo: Cortez, 2001.

ALENCAR, Mauro. ...Se você não acredita, é um homem sem fé. In: GOMES, Dias. O Bem-Amado. Adaptação Mauro Alencar; colaboração Eliana Pace. São Paulo: Globo, 2008 [1962], pp. 05-10.

AXT, Gunter. Votar por quê? Ideologia autoritária, eleições e justiça no Rio Grande do Sul Borgista. Revista Justiça & História, vol. 1, n. 1 e 2, pp. 01-32, 2001.

CHALHOUB, Sidney. Machado de Assis, historiador. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. 14ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

CARVALHO, José Murilo de. Mandonismo, Coronelismo, Clientelismo: uma Discussão Conceitual. Dados [online]. 1997, vol. 40, n. 2. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0011-52581997000200003&script=sci_arttext. Acessado em 29/052018.

COSTA, Iná Camargo. Dias Gomes: um dramaturgo nacional-popular. São Paulo: Unesp, 2017.

CEBALLOS, Viviane Gomes de. “E a história se fez cidade...”: a construção histórica e historiográfica de Brasília. Dissertação (Mestrado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Estadual de Campinas, 2005.

DARNTON, Robert. O grande massacre de gastos, e outros episódios da história cultural francesa. Trad. Sonia Coutinho. Rio de Janeiro: Graal, 1986.

DELGADO, Lucilia de Almeida Neves. Nacionalismo como projeto de nação: a Frente Parlamentar Nacionalista (1956-1964). In: FERREIRA, Jorge; REIS, Daniel Aarão (orgs). Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, pp. 357-376.

FERREIRA, Antonio Celso. Literatura, a fonte fecunda. In: PINSKY, Carla Bassanezi; DE LUCA, Tânia Regina (org). O historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2013, pp. 61-92.

FIGUEIREDO, Eurídice. A literatura como arquivo da ditadura brasileira. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2017.

FRANZINI, Fábio. O conteúdo histórico da forma urbana: historicidade e cultura histórica nos discursos sobre Brasília. 8º Seminário Brasileiro de História da Historiografia, Mariana-MG, 19 de agosto de 2014.

GAY, Peter. Represálias selvagens: realidade e ficção na literatura de Charles Dickens, Gustave Flaubert e Thomas Mann. Trad. Rosaura Eichenberg. São Paulo: Companhia das Letras, 2010.

GOMES, Dias. O Bem-Amado. Adaptação Mauro Alencar; colaboração Eliana Pace. São Paulo: Globo, 2008 [1962].

MEDEIROS, Ana Maria. Uma metáfora do Brasil. O Bem-Amado e a Teledramaturgia de Dias Gomes. Dissertação (Mestrado em Sociologia), Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2001.

MEGILL, Allan. Literatura e história. In: MALERBA, Jurandir (org). História & narrativa: a ciência e a arte da escrita histórica. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016, pp. 265-272.

MOTTA, Antonio. À flor da pedra. Formas tumulares e processos sociais nos cemitérios brasileiros. Recife: Massangana, 2008.

NAPOLITANO, Marcos. Forjando a revolução, remodelando o mercado: arte engajada no Brasil (1956-1968). In: FERREIRA, Jorge; REIS, Daniel Aarão (orgs). Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, pp. 585-618.

NAPOLITANO, Marcos. A arte engajada e seus públicos (1955/1968). Estudos Históricos, Rio de Janeiro, n. 28, pp. 103-124, 2001.

PARANHOS, Kátia Rodrigues. Dias Gomes entre textos e cenas: a construção e a reconstrução de um autor. ArtCultura, Uberlândia, v. 19, n. 34, pp. 139-152, jan.-jun. 2017.

PATRIOTA, Rosangela. Percepções distópicas de experiências históricas que vislumbraram utopias – um ensaio sobre O homem que amava os cachorros – Leonardo Padura, Fênix, Revista de História e Estudos Culturais, v. 14, ano XIV, n. 2, pp. 01-18, jul.dez. 2017.

REVEL, Jacques. Proposições: ensaios de história e historiografia. Trad. Claudia O’Connor dos Reis. Rio de Janeiro: Eduerj, 2009.

SACRAMENTO, Igor Pinto. Nos tempos de Dias Gomes. A trajetória de um intelectual comunista nas tramas comunicacionais. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura), Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2012a.

SACRAMENTO, Igor Pinto. Dias Gomes com opinião: o individual e o coletivo na consolidação da dramaturgia nacional-popular. Baleia na Rede, Estudos em arte e sociedade, vol. 9, n. 1, pp. 92-114, 2012b.

SILVA, Fernando Teixeira da; SANTANA, Marco Aurélio. O equilibrista e a política: o “Partido da Classe Operária” (PCB) na democratização (1945-1964). In: FERREIRA, Jorge; REIS, Daniel Aarão (orgs). Nacionalismo e reformismo radical (1945-1964). Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2007, pp. 101-140.

SILVA, Paulo Renato da. Povo, Revolução e Brasil por Dias Gomes (1962-1966). Cadernos AEL, v. 8, n. 14/15, pp. 119-150, 2001.

SILVA, Aline Monteiro de Carvalho. Entre a ficção e a memória? Dias Gomes e a trajetória de um intelectual “subversivo” (1980-1999). Tese (Doutorado em História), Programa de Pós-Graduação em História, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017.

Published

2021-04-05

Versions

How to Cite

Dillmann, M. (2021). “Vote num homem sério e ganhe um cemitério”:: discursos de crítica política na obra O Bem-Amado, de Dias Gomes. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 13(25), 477–499. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11663