O Direito e a Law And Economics: Possibilidade Interdisciplinar na contemporânea Teoria Geral do Direito

Autores

  • Everton das Neves Gonçalves
  • Joana Stelzer

DOI:

https://doi.org/10.14295/juris.v11i0.595

Palavras-chave:

Direito, Economia

Resumo

O artigo aborda a temática da Teoria Geral do Direito a partir da perspectiva econômica, destacando a eficiência como instrumental teórico-analítico para o Direito, perpassando a possibilidade de alteridade inclusora e concluindo pelo PRINCÍPIO DA EFICIÊNCIA ECONÔMICO-SOCIAL-PESS.Destarte, descortinam-se os diversos enfoques dados ao Direito pelo Econômico, bases e precursores teóricos, com especial ênfase, para o trabalho do pensador Richard A. Posner intitulado Economic Analysis of Law, destacando a utilização das máximas da Escola jurídica Law and Economics na Civil Law.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everton das Neves Gonçalves

Atualmente é professor adjunto da Fundação Universidade Federal do Rio Grande - FURG, doutorado em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, MG (2001) e doutorado em Derecho Internacional, pela Universidad de Buenos Aires, Bs. As., Argentina (2004).

Mais informações: Currículo Lattes

Joana Stelzer

Atualmente é professora da Fundação Educacional de Brusque (UNIFEBE), doutorado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Mais informações: Currículo Lattes

Downloads

Publicado

2008-01-11

Como Citar

Gonçalves, E. das N., & Stelzer, J. (2008). O Direito e a Law And Economics: Possibilidade Interdisciplinar na contemporânea Teoria Geral do Direito. JURIS - Revista Da Faculdade De Direito, 11, 201–222. https://doi.org/10.14295/juris.v11i0.595

Edição

Seção

Capítulo III - Direito do desenvolvimento sustentável