O bibliotecário e o mercado de trabalho no Cariri Cearense: implicações oriundas da Sociedade da Informação

Autores

  • Silvana de Lima Santos
  • Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Palavras-chave:

Mercado de Trabalho - Bibliotecário, Biblioteconomia, Sociedade da informação, Profissional Bibliotecário.

Resumo

O mercado de trabalho está no ápice da competitividade. Na era da sociedade da informação, o fator humano é valorizado no processo produtivo, ao transformar o conhecimento e a informação em capital. Na área da biblioteconomia não é diferente. Este artigo se propõe a provocar uma reflexão quanto ao reconhecimento do papel do profissional bibliotecário na sociedade do cariri cearense, perante a manipulação das tecnologias da informação e da comunicação (TICs), exigências da sociedade da informação e do conhecimento. Por fim pretendemos destacar a função do profissional da informação e suas potencialidades no mercado de trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvana de Lima Santos

Bacharel em Biblioteconomia, pela Universidade Federal do Ceará / Campus Cariri.

Maria Cleide Rodrigues Bernardino

Professora Assistente do Curso de Biblioteconomia, da Universidade Federal do Ceara, Campus Cariri, Doutoranda em Ciencia da Informação, pela Universidade de Brasília - UnB.

Downloads

Publicado

2013-04-26

Como Citar

Santos, S. de L., & Bernardino, M. C. R. (2013). O bibliotecário e o mercado de trabalho no Cariri Cearense: implicações oriundas da Sociedade da Informação. BIBLOS, 26(1), 65–90. Recuperado de https://periodicos.furg.br/biblos/article/view/2467

Edição

Seção

Artigos