Mercado Brasileiro da Maçã e a Sidra

Autores

  • Alina Paese Savaris Ranzan Programa de Pós-Graduação em Sistemas e Processos Agroindustriais, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Brasil
  • Carlos Honorato Schuch Santos Escola de Química e Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Brasil
  • Cassiano Ranzan Escola de Química e Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Brasil
  • Marcelo Badejo Escola de Química e Alimentos, Universidade Federal do Rio Grande, Santo Antônio da Patrulha, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14295/vetor.v34i1.16878

Palavras-chave:

Maçã, Sidra, Cadeia produtiva, Mercado, Logística, Custos, Valor

Resumo

A cadeia produtiva da maçã encontra-se em ascensão no Brasil, com alto índice de crescimento ainda que com apenas cinco décadas de história. O mercado ainda tem possibilidade de expansão, tanto a nível de Brasil como mundialmente, sendo um grande obstáculo a logística de armazenamento e transporte para longas distâncias em razão da perecibilidade da fruta. Com a alta qualidade das maçãs produzidas no país, ainda que se exija investimento tecnológico, o aumento da produção e direcionamento de frutas sadias e de alta qualidade para a produção de sidra pode agregar valor à cadeia e ser uma opção economicamente rentável. Para tanto, cumpre compreender a cadeia da maçã, o mercado já estabelecido, os desafios da logística e os custos envolvidos a fim de prospectar a sustentabilidade da cadeia e a perspectiva de evolução ao desenvolvimento da sidra. Através de uma visão estratégica e de marketing, a agregação de valor através da produção da sidra de boa qualidade, prospecta a possibilidade resultados favoráveis ao setor.

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Publicado

2024-07-25

Como Citar

Ranzan, A. P. S., Santos, C. H. S., Ranzan, C., & Badejo, M. (2024). Mercado Brasileiro da Maçã e a Sidra. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 34(1), 58–67. https://doi.org/10.14295/vetor.v34i1.16878

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