Curvas de aprendizado aplicadas a análise da produtividade de soldadores

Autores

  • Tito R. S. Cadaval Jr. Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Eric H. Duarte Universidade Federal do Rio Grande - FURG.
  • Rafael Lipinski Paes FURG/ESCOLA DE ENGENHARIA

Palavras-chave:

Curvas de maturidade, Indústria naval, Produtividade.

Resumo

Este artigo apresenta uma análise da produtividade de soldadores de estruturas navais utilizando o conceito de curvas de maturidade. O presente estudo caracteriza-se por ter uma abordagem quantitativa, o método escolhido é o estudo de caso e seu propósito exploratório. Foram coletados 82 amostras buscando relacionar a evolução da produtividade (hh/ton) e o aumento da tonelada produzida acumulada. O ajuste dos dados de desempenho foi realizado utilizando os modelos de curva de aprendizado: potencial; hiperbólico; exponencial e logarítmico. Os parâmetros foram obtidos através de regressão não- linear pelo método de Quasi-Newton por intermédio de software de análise estatística Statistica 7.0. Os resultados obtidos pelo ajuste da curva exponencial evidenciam b=0,198 próximo de zero, o que indica um moderado percentual de aprendizado e assimilação moderada de conhecimento, destreza e preceitos da tarefa. Como principal contribuição apresenta-se uma aplicação de modelos constituídos por funções matemáticas de complexidade diversas, que possibilitam melhor conhecer o processo de aprendizado de soldadores, e abre caminho para sua utilização em diversas atividades de planejamento de mão de obra e industrial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2013-12-27

Como Citar

Cadaval Jr., T. R. S., Duarte, E. H., & Paes, R. L. (2013). Curvas de aprendizado aplicadas a análise da produtividade de soldadores. VETOR - Revista De Ciências Exatas E Engenharias, 23(2), 29–38. Recuperado de https://periodicos.furg.br/vetor/article/view/4089

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.