O efeito da Educação Financeira sobre a Relação entre Adimplência e Trabalhadores na Cidade de Manaus

Autores

  • Diogo Del Fiori Universidade Federal do Amazonas
  • Rosana Zau Mafra Faculdade de Estudos Sociais - Universidade Federal do Amazonas
  • Tatiane Amendola Fernandes Universidade Federal do Amazonas
  • José Barbosa Filho Professor Associado do departamento de economia e análise da FES (Faculdade de Estudos Sociais)
  • Luiz Roberto Coelho Nascimento Professor Adjunto do departamento de economia e análise da FES (Faculdade de Estudos Sociais)

DOI:

https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7215

Resumo

A pesquisa teve como propósito analisar o efeito da educação financeira sobre a inadimplência dos trabalhadores da cidade de Manaus. A educação financeira é de suma importância para a população como um todo, uma vez que é por meio desta que ocorre a disseminação de conhecimentos e informações acerca deste assunto, o que contribui para uma significativa melhora na administração das finanças pessoais de cada cidadão. Por isso, é importante a criação de um planejamento orçamentário pessoal para controlar os gastos, evitando, assim, um futuro endividamento. Foi realizada uma pesquisa de natureza quali- quantitativa, de caráter exploratório e descritivo, caracterizada como uma pesquisa de campo, utilizando-se para isso procedimentos bibliográficos. Com relação aos resultados, nota-se que o nível de endividamento da maior parte dos trabalhadores entrevistados na cidade de Manaus é baixo, embora ocorra o uso intenso do cartão de crédito e também o pagamento das faturas em atraso. Com relação à educação financeira, muitos consideram não possuir muito conhecimento sobre seus gastos e finanças, o que os fazem procurar informações sobre o assunto, apesar de declararem a dificuldade em aplicar os conhecimentos diariamente. Com relação aqueles que declaram ter um conhecimento maior sobre suas finanças, a probabilidade de se endividarem é menor, mas ainda existe a possibilidade de contraírem dívidas e se tornarem inadimplentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diogo Del Fiori, Universidade Federal do Amazonas

Professor Adjunto do departamento de economia e análise da FES (Faculdade de Estudos Sociais)

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

Fiori, D. D., Mafra, R. Z., Fernandes, T. A., Barbosa Filho, J., & Nascimento, L. R. C. (2018). O efeito da Educação Financeira sobre a Relação entre Adimplência e Trabalhadores na Cidade de Manaus. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 21(2), 31–46. https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v21n2-7215

Edição

Seção

Artigos