LIBERDADE ECONÔMICA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DOS EFEITOS DAS POLÍTICAS ECONÔMICAS ADOTADAS NO PRIMEIRO GOVERNO LULA (2003 a 2006)

Diogo Del Fiori, Luan de Menezes Maia, Neuler André Soares de Almeida, Paulo Berti de Azevedo Barros, Salomão Franco Neves

Resumo


O presente artigo possui por meta estudar e descrever, no período compreendido entre os anos de 2003 a 2006, como as políticas econômicas mais importantes do primeiro governo Luís Inácio Lula da Silva impactaram a liberdade econômica brasileira. Além de buscar o entendimento sobre os conceitos que norteiam a liberdade econômica, serão analisados alguns fatos da economia contemporânea brasileira e seus desdobramentos. Sendo assim foi empregado neste artigo um estudo exploratório e descritivo, de cunho documental e bibliográfico, cujos resultados apontam que, apesar do crescimento do país no índice de liberdade econômica, o governo Lula ignorou inúmeros segmentos imprescíndiveis apontados pelo referido indicador. Entretanto, constatou-se que a evolução das políticas de câmbio flutuante, metas inflacionárias e ajuste fiscal, ajudaram de certa forma a elevar o patamar de liberdade econômica brasileira.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.17648/sinergia-2236-7608-v23n1-8170

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


SINERGIA, ISSN eletrônico: 2236-7608 / ISSN impresso: 0102-7360, Rio Grande, Brasil

.......

Indexadores

PROPESQ PROPESQ Genamics JournalSeek PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ PROPESQ AmeliCA