MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA

Autores

  • Dione dos Santos
  • Juliane Andressa Pavão Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Iasmini Magnes Turci Borges Universidade Estadual de Maringá (UEM)

DOI:

https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11315

Palavras-chave:

Ciências Contábeis, Motivação, Acadêmicos.

Resumo

A motivação tem sido discutida no contexto educacional do ensino superior, pois têm implicações diretas em relação à qualidade do envolvimento do acadêmico para a entrada e permanência no curso. Consoante a isso, o estudo tem como objetivo analisar os interesses motivacionais dos acadêmicos de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) – campus de Campo Mourão para entrada e permanência no curso. Metodologicamente, trata-se de um estudo descritivo e quantitativo, com coleta de dados realizada por meio de uma survey, sendo utilizado estatística descritiva, correlação de pearson e regressão linear múltipla para análise dos dados. Houve a participação de 168 acadêmicos. Percebe-se que os acadêmicos investigados têm boa relação com colegas, professores e instituição, que são motivados intrinsecamente e extrinsecamente, e ainda os acadêmicos atribuíram boas notas para a avaliação que fizeram de si próprio. Além disso, não foi identificado um alto nível de desmotivação nos estudantes investigados. Os resultados apontam que a quanto maior a desmotivação de um estudante, menor será sua auto avaliação de desempenho. E ainda, o fato de se identificar com o curso, a necessidade de provar a si mesmo sua capacidade e o anseio de retorno financeiro influenciam positivamente na auto avaliação de desempenho dos estudantes de contabilidade investigados. Esse estudo traz contribuições teóricas e práticas, uma vez que adota a teoria da autodeterminação para compreender melhor os níveis e tipos de motivação dos estudantes de contabilidade e seus efeitos na auto avaliação do desempenho.

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Biografia do Autor

Dione dos Santos

Graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual do Paraná Campus de Campo Mourão.

Juliane Andressa Pavão, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá. Professora da Universidade Estadual de Maringá

Iasmini Magnes Turci Borges, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Maringá.

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Publicado

2020-12-09

Como Citar

Santos, D. dos, Pavão, J. A., & Borges, I. M. T. (2020). MOTIVAÇÃO DOS ACADÊMICOS DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA. SINERGIA - Revista Do Instituto De Ciências Econômicas, Administrativas E Contábeis, 25(1), 37–48. https://doi.org/10.17648/2236-7608-v25n1-11315