Participação das elites econômicas no governo do Rio Grande do Sul: a atuação da OSCIP Comunitas na gestão Eduardo Leite (PSDB)
Palavras-chave:
Participação, sociedade civil, elites econômicas, filantropia empresarialResumo
O artigo visa mapear a atuação da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Comunitas, entidade financiada por nomes da elite empresarial, no governo de Eduardo Leite (PSDB), no Rio Grande do Sul, iniciado em 2019. Apoiado nas formulações teóricas sobre a heterogeneidade da sociedade civil (DAGNINO, OLVERA e PANFICHI, 2006; LAVALLE e SZWARKO, 2015) e na emergência de um projeto político neoliberal na década de 1990 no Brasil, que assume contornos mais sofisticados no presente momento, o trabalho pretende contribuir para a análise da participação das elites econômicas sobre a gestão pública mediante instrumentos jurídicos erigidos sob o marco da reforma gerencial. Como resultados, aponta-se que a entidade comporta-se como uma instituição política, tendo peso na formulação da agenda política do Poder Executivo no Estado. Ainda, alicerçado em análises de cientistas políticos (SAUNDER-HASTINGS, 2018; REICH, 2018), esse fenômeno pode se constituir como um exercício plutocrático de poder.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Revista Eletrônica Interações Sociais
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.