A festa de Nossa Senhora de Nazaré: entre a fé e as comidas

Auteurs-es

Mots-clés :

Alimentação, Festividade, Círio de Nazaré

Résumé

Este artigo aborda como a Festa de Nossa Senhora de Nazaré, ocorrida em Belém, no Pará, através dos seus cardápios e menus oferecidos durante a festividade possibilitam entender as práticas alimentares. Da mesma forma que os pratos servidos traduzem os hábitos alimentares da sociedade na cidade de Belém entre a segunda metade do século XIX até meados do século XX. Através da análise dos anúncios em jornais, bem como das notícias sobre a festividade e da literatura foi possível entender como a alimentação compõe parte importante da festividade de Nossa Senhora de Nazaré.

Bibliographies de l'auteur-e

Sidiana da Consolação Ferreira de Macêdo, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

Professora Adjunta da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará do Campus de Ananindeua. É mestre em História Social da Amazônia com a dissertação Daquilo que se come: uma história do abastecimento a da alimentação em Belém (1850-1900), dissertação que deu origem ao livro Do que se come: uma história do abastecimento e da alimentação em Belém (1850-1900). É doutora em História Social da Amazônia, pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará. Com a tese intitulada A cozinha mestiça. Uma história da alimentação em Belém. (Fins do século XIX a meados do século XX). Desenvolve projetos e trabalhos na área do Ensino e aprendizagem em sala de aula.É professora credenciada no Mestrado profissional de História (Profhistória). Onde atua na linha de pesquisa Saberes Históricos no Espaço Escolar. É historiadora da alimentação, líder do grupo de pesquisa Alere-Grupo de Pesquisa da História do Abastecimento e da Alimentação na Amazônia grupo cadastrado e certificado na Plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil:Colônia e Império. História Geral, História Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Material, História da Alimentação, Alimentação em Belém e História da Amazônia.Ensino de História. Participa como pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Escravidão e Abolicionismo na Amazônia (GEPEAM), cadastrado na Plataforma de Grupos de Pesquisa do CNPq.

José Maia Bezerra Neto, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

Possui graduação em História, Bacharelado (1991) e Licenciatura Plena (1992), pela Universidade Federal do Pará, especialização em Teoria Antropológica pela Universidade Federal do Pará (1993), mestrado em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). É sócio efetivo, ocupante da cadeira 38, do Instituto Histórico e Geográfico do Pará; sócio da Sociedade Literária e Beneficente "Cinco de Agosto", sócio da Associação Nacional de História - ANPUH, Núcleo do Pará. Atualmente é Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico do Pará. Professor Associado da Faculdade de História da Universidade Federal do Pará e do Programa de Pós-Graduação em História Social da Amazônia/IFCH/UFPA. Líder do Grupo de Pesquisa Escravidão e Abolicionismo na Amazônia - GEPEAM/UFPA/CNPq. Tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história e memória, Pará, Amazônia e Brasil, história intelectual, história das instituições, história social da educação, abolicionismo, história e historiografia da escravidão negra e relações raciais.

Téléchargements

Publié-e

2020-03-25

Comment citer

Macêdo, S. da C. F. de, & Bezerra Neto, J. M. (2020). A festa de Nossa Senhora de Nazaré: entre a fé e as comidas. Revista Eletrônica Interações Sociais, 3(2), 23–35. Consulté à l’adresse https://periodicos.furg.br/reis/article/view/9613

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s