Falando a voz dos nossos desejos: os sentidos da representatividade e do lugar de fala na ação política das mulheres negras
Palabras clave:
Feminismo negro, Lugar de fala, Representatividade, Democracia representativaResumen
O presente trabalhado discute a participação das mulheres negras nas esferas representativas da política partidária institucional brasileira apresentando um debate entre os significados de representação e representatividade no contexto da política liberal democrática e a definição de lugar de fala como meio legítimo de emancipação, e exercício da representatividade e disputa de poder político. A partir da discussão desses conceitos, as experiências políticas das mulheres negras são situadas em contextos históricos diferenciados, demonstrando que os modos do agir político feminino e negro se vale de estratégias de luta e resistência que remontam ao período da escravidão até os dias atuais. Nesse sentido, apresentaremos as experiências de atuação política e estratégias criativas de atuação das mulheres negras em cargos legislativos que se fundam nos sentidos de lugar de fala e representatividade, como são o movimento social “Muitas” e a experiência da “Gabinetona”.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.