A construção negativa e o mito da democracia racial: um análise comparativa entre a condição do negro no Brasil e nos Estados Unidos
Keywords:
Democracia Racial. Negro. Discriminação. Escravidão.Abstract
O presente artigo constitui uma análise das questões raciais no Brasil a partir de uma comparação entre as condições da comunidade negra no Brasil e nos Estados Unidos. A proposta é buscar outros elementos que contribuam para melhor entender as causas da desigualdade social brasileira. Para tanto, busca-se reconhecer o elemento unificador, existente nessas duas nações, assim como compreender a dinâmica de seus processos históricos de transição do trabalho escravo ao trabalho livre para condicionamento das populações que se desprenderam do modelo escravista. Metodologicamente, recorre à revisão bibliográfica voltadas para o tema da questão racial e ao método comparativo como critério de mensurar as diferenças entre ambos. O caráter da transição do modelo escravista brasileiro é evidentemente distinto do que se processou nos Estados Unidos. Igualmente, o racismo brasileiro apresenta uma estrutura de complexa interpretação, para a qual se buscará elementos alternativos ao longo do desenvolvimento deste ensaio.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.