Sexualidade, gênero e juventude: notas sobre experiências de pesquisa no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro
Keywords:
gênero, sexualidade, sistema socioeducativo, juventudeAbstract
O texto apresenta algumas análises realizadas a partir de uma pesquisa interinstitucional no sistema socioeducativo do Rio de Janeiro, no período de 2015-2017, em duas unidades masculinas e uma feminina. A pesquisa foi orientada pelo método cartográfico e teve diversos caminhos e efeitos, nos quais focamos na discussão sobre sexualidade, gênero e geração como dispositivos fundamentais para a compreensão da dinâmica institucional e da produção de subjetividades no contexto do sistema socioeducativo. Pretendemos pensar estes atravessamentos e suas interconexões com as práticas, discursos e vivências daquelas pessoas inseridas no sistema. Alguns analisadores possibilitaram a problematização de noções instauradas como naturais no cotidiano, assim como a realização coletiva de propostas de desdobramentos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.