Cinema, mulheres e Ditaduras
Resistências no Brasil e na América Latina
DOI:
https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.20091Abstract
A elaboração deste Dossiê se inicia no ano de 2024, ano em que o golpe que instaurou a ditadura civil-empresarial-militar no Brasil completou 60 anos. O dia que durou vinte um anos - de 1964 a 1985 - é uma data que jamais deve ser comemorada, porém que deve ser lembrada. Em especial, diante das últimas décadas, quando temos enfrentado uma conjuntura mundial de ascensão da extrema direita celebrando regimes ditatoriais mundo afora, disputando narrativas, falseando a história, apagando memórias, atentando contra democracias. Ao mesmo tempo, em meio a esse contexto de recrudescimento de discursos autoritários e conservadores, crescem também as iniciativas - cada vez mais necessárias - de revisitar criticamente o passado - para não esquecer jamais. Observa-se um fortalecimento dos estudos de gênero, raça e classe em diversas áreas do conhecimento e sobre diferentes períodos históricos. Um fortalecimento da ciência a serviço da verdade, justiça e reparação.
Downloads
Published
Versions
- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-04 (1)
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.