Memórias, afetos e espaços no documentário “Torre das donzelas”
DOI:
https://doi.org/10.63595/reis.v8i2.17984Keywords:
ditadura militar, memória, cinemaAbstract
This article is a reinterpretation of the work presented at the VII Cocaal when, based on the documentary Torre das Donzelas by Susanna Lira, we analyzed the film and its plot, which refers to the memories of women imprisoned in the tower during the period of the military dictatorship in Brazil (1964 to 1985). Our work is collective, and therefore presents an approach with different filters, considering the different backgrounds of the authors. The methodology is always one that starts from the film to theory, and therefore has a bias that moves from the technical to the essayistic, making use of varied bibliographies that theorize about memory, history, space and sound.
Keywords: Military Dictatorship; Cinema; Memory.
References
Filme: Torre das Donzelas.
BAPTISTA, André. Funções da música no cinema: contribuições para a elaboração de
estratégias composicionais. Belo Horizonte: Escola de Música da UFMG, 2007.
BERGSON, Henri. Matéria e Memória. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
BOSI, Ecléa. O Tempo Vivo da memória. São Paulo: Ateliê Editorial, 2018.
______. Memória e Sociedade. Lembranças de velhos. São Paulo: T.A. Queiroz Editor Ltda.,
1979.
BENJAMIN, Walter. Magia e Técnica, Arte e política. Obras Escolhidas Vol. 1. O Narrador.
Sobre o conceito de História. São Paulo: brasiliense, 1994.
______. Teses Sobre o Conceito da História. In: LÖWY, Michael. Alarme de Incêndio: uma
Leitura das Teses Sobre o Conceito de História. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.
CANDIDO, Antonio. Iniciação à literatura brasileira.4ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre o azul,
2004.
DIJCK, José van. Record and Hold: Popular Music between Personal and Collective
Memory. Critical Studies in Media Communication Vol. 23, No. 5, December 2006, pp. 357-
374.
Downloads
Published
Versions
- 2025-10-31 (3)
- 2025-10-31 (2)
- 2025-09-04 (1)
How to Cite
Issue
Section
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A proposta de publicação observa e atende a Lei de Direito Autoral n. 9610/98, a Lei nº 5.805/72, bem como os Acordos e Tratados Internacionais de Direito Autoral em vigor no Brasil, quais sejam: Convenção de Berna para a Proteção de Obras Literárias e Artísticas (Decreto Nº 75.699, DE 6 DE MAIO DE 1975), Convenção Universal sobre o Direito de Autor (Decreto Nº 76.905, de 24 DE DEZEMBRO DE 1975), e a Convenção Interamericana sobre os Direitos de Autor em Obras Literárias, Científicas e Artísticas (Decreto Nº 26.675, DE 18 DE MAIO DE 1949).
Os direitos sobre as publicações nesta revista eletrônica pertencem ao(s) autor(es), com direitos de primeira publicação cedidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS (REIS). Os artigos aqui publicados são de uso gratuito em aplicações educacionais e de pesquisa, sem fins comerciais e disponibilizados na Internet no site da revista.
Os autores assumem a responsabilidade de que os artigos submetidos à Revista INTERAÇÕES SOCIAIS não estão sendo submetidos a outra publicação e não foram publicados integralmente em outro periódico. Assumem ainda a responsabilidade por sua originalidade, podendo incidir sobre o(s) autor(es) eventuais encargos decorrentes de reivindicação, por parte de terceiros, em relação à autoria dos trabalhos publicados.