Homens viciosos de vivo entendimento: os espanhóis da América como sujeitos de reforma pela dieta no tratado de Juan de Cárdenas (México, 1591)

Authors

  • Alexandre C. Varella Universidade Federal da Integração Latino-Americana

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.422

Keywords:

dietética - corpo criollo - Contra-Reforma

Abstract

Problemas y secretos maravillosos de las Indias, do médico Juan de Cárdenas formado na Universidad de México, é o objeto central da análise. Está no cerne do tratado do imigrante a instrução, senão admoestação aos espanhóis nascidos ou criados no Novo Mundo por seguir as regras de dieta numa terra de clima tropical, com alimentos e hábitos diferentes da Espanha e em boa parte emprestados aos indígenas. Procurador da distinção social em termos aristocráticos e doutos, busca um sujeito ideal, que teria corpo de compleição sanguínea e colérica, para usufruir com cuidado a região que traria enfermidades fleumáticas. O criollo devia selecionar práticas ancestrais e precaver-se de crenças e invenções culinárias no cadinho de povos e tipos sociais. O principal objetivo do artigo, portanto, é analisar o discurso que seja do profissional ou professoral de Cárdenas, por modificar pela dieta os espanhóis bem nascidos na América.

Downloads

Author Biography

Alexandre C. Varella, Universidade Federal da Integração Latino-Americana

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor na Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) e no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar de Estudos Latino-Americanos (IELA-UNILA).

Published

2017-08-20

How to Cite

Varella, A. C. (2017). Homens viciosos de vivo entendimento: os espanhóis da América como sujeitos de reforma pela dieta no tratado de Juan de Cárdenas (México, 1591). Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 9(17), 91–117. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v9i17.422