Uma “nova profissão”: A Fundação Rockefeller e a formação de profissionais para a saúde pública (primeira metade do século XX)
DOI:
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v12i23.10854Resumo
Este artigo tem como objetivo discutir a atuação da Fundação Rockefeller, instituição filantrópica norte-americana, na formação de profissionais para a saúde pública na primeira metade do século XX. A partir da análise da historiografia e de documentação produzida pela própria Fundação, enfocaremos o investimento da instituição, através, principalmente, da Divisão Internacional de Saúde, na organização e no financiamento de escolas de saúde pública, como a Johns Hopkins School of Hygiene and Public Health (Estados Unidos), e na concessão de bolsas de estudos para a formação de especialistas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.