Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX

Autores

  • Bertone de Oliveira Sousa Universidade Federal do Tocantins.

DOI:

https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.229

Resumo

Alguns trabalhos que discutem o tema do nazismo o situam como ideologia e movimento político de esquerda. Argumentam que seu caráter revolucionário, o uso do substantivo socialismo em sua sigla e o controle da economia pelo Estado, entre outras questões, são elementos que reforçam essa definição. Neste artigo, é feita uma problematização histórica dessas questões no sentido de mostrar por que o nazismo era uma ideologia de direita e para isso também são traçados alguns paralelos entre a Alemanha de Hitler e a União Soviética de Stalin, para mostrar como alguns elementos que caracterizavam o nazi-fascismo não estavam presentes com a mesma intensidade e os mesmos significados fora de seu arcabouço ideológico e de ação. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bertone de Oliveira Sousa, Universidade Federal do Tocantins.

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás. Professor Adjunto do curso de História da Universidade Federal do Tocantins, campus de Araguaína.

Downloads

Publicado

2016-02-28

Como Citar

Sousa, B. de O. (2016). Nazismo, Socialismo e as políticas de direita e esquerda na primeira metade do século XX. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 7(14), 141–163. https://doi.org/10.14295/rbhcs.v7i14.229