Fundações privadas americanas e suas relações com o desenvolvimento científico

Autores

Palavras-chave:

cooperação internacional, filantropia científica, fomento à pesquisa

Resumo

Apresenta-se um retrospecto da cooperação internacional, ressaltando as características das fundações privadas americanas e suas relações com o desenvolvimento científico, as principais fontes de informação sobre a atuação dessas fundações e uma análise crítica a ação das agências privadas de cooperação internacional. Para tanto, utilizou-se diferentes fontes de pesquisa incluindo artigos e livros sobre o tema, além de pesquisa nos relatórios anuais das fundações citadas nesse estudo. Conclui-se que as fundações procuram melhorar a eficácia e eficiência buscando alcançar objetivos pré-definidos, elaborando estratégias de atuação e monitorando os resultados alcançados. Como recompensa, são reconhecidas mundialmente pelo seu prestígio junto às comunidades científicas, no entanto, vale destacar que há várias críticas em relação às ações dessas fundações no contexto da cooperação internacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednéia Silva Santos Rocha, Universidade de São Paulo

Doutora em Política Científica e Tecnológica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Ciência, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Marília). Atualmente é bibliotecária na Faculdade de Direito de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FDRP/USP).

Downloads

Publicado

2017-08-20

Como Citar

Rocha, E. S. S. (2017). Fundações privadas americanas e suas relações com o desenvolvimento científico. Revista Brasileira De História & Ciências Sociais, 9(17), 201–236. Recuperado de https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10647