Direitos humanos de crianças e adolescentes no arquipélago do Marajó/PA:
desafios e possibilidades do território
DOI :
https://doi.org/10.14295/rbhcs.v13i25.11990Mots-clés :
Direitos Humanos, Infância, Amazônia Marajoara.Résumé
Refletimos sobre a situação da infância na Amazônia marajoara e os desafios para a garantia de direitos humanos. Iniciamos, discorrendo sobre a entrada das demandas da infância na agenda das políticas públicas brasileira, dando especial destaque aos conceitos de “rede” e “sistema”. Posteriormente, sobre a amplitude, diversidade e heterogeneidade do Marajó que nos impõe diferentes desafios para a efetivação de políticas públicas na Amazônia. Esta pesquisa é exploratória, no qual recorremos a levantamento bibliográfico, documental e de campo. Analisamos notícias expostas em jornais eletrônicos e entrevistas que foram realizadas com os profissionais que atuam na rede sociojurídica dos municípios do Marajó Ocidental/PA. Consideramos que há uma complexa demanda a ser enfrentada pelos municípios marajoaras, sendo resultado da amplitude de seu território que concentra uma população que vive em situação de pobreza extrema, contraditoriamente, num espaço de extensa riqueza natural.
Téléchargements
Références
BRASIL, Ministério da Saúde. Diagnóstico e Tratamento da COVID-19, publicado no dia 7 de maio de 2020, Brasília, DF, 2020.
JOHNSON, Allan G. Dicionário de sociologia: guia prático da linguagem sociológica. – tradução, Ruy Jungmann; consultoria, Renato Lessa. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1997.
GIDDENS, Antony; SUTTON, Philip W. Conceitos essenciais da Sociologia. - 2. Ed. – São Paulo: Editora UNESP, 2017.
GUIMARÃES, Jacqueline Tatiane da Silva. A infância no Marajó Ocidental: considerações sobre o município de Breves. In: XVI Encontro Nacional de Pesquisadores em Serviço Social, 2018. Vitoria/ES. Anais … Vitoria/ES: ENPESS/
UFES, 2018.
GUIMARÃES, Jacqueline Tatiane da Silva. A proteção da infância no município de Breves (Marajó/PA). In: IV Jornada Nordeste de Serviço Social, 2018. João Pessoa/PB. Anais …. João Pessoa/PB: Jornada Nordeste de Serviço Social/UFPB, 2018.
PARANÁ, Ministério Público do. Tecendo redes: fortalecimento das redes de proteção à infância e à adolescência no Paraná/ Rede Marista de Solidariedade, Ministério Público do Paraná. -- Curitiba: Editora Champagnat, 2014.
TEIXEIRA, Joaquina Barata. Meio Ambiente, Amazônia e Serviço Social. Revista em Pauta, n. 21, p. 140 -152, 2008.
FIALHO NASCIMENTO, Nádia Socorro. Amazônia e Desenvolvimento Capitalista: a centralidade da região para a acumulação de capital e a produção das expressões da “questão social”. Revista de Políticas Públicas. Número especial, p. 203- 213, agosto de 2010.
FEARNSIDE, Philip Martin. Retrocessos sob o Presidente Bolsonaro: Um desafio a sustentabilidade na Amazônia. Sustentabilidade International Science Journal, v.1, n.1. 2019, abril/junho, p. 38-52.
CUNHA, Paulo Roberto. O novo governo e a Amazônia: desproteção ambiental e privatização de terras públicas. Confins [Online], 501, 2019, postado online no dia 09 setembro 2019. Disponível em: <http://journals.openedition.org/confins/21149>. Acesso em 19/11/2019.
UNICEF. Agenda pela Infância e Adolescência consultado em 20/03/2020na Amazônia, 2018. Disponível em <https://www.unicef.org/brazil/media/1131/file/Agenda_pela_infancia_e_adolescencia_na_Amazonia.pdf>. Acesso em 19/12/2018.
SILVA, Joel Pantoja da. Memórias Tupi em narrativas orais no rio Tajapuru: Marajó das Florestas/PA. 2013. 152f. (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) Universidade da Amazônia, Belém, 2013.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Jacqueline Tatiane da Silva Guimarães 2021
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Revista Brasileira de História & Ciências Sociais como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.